Topo

Direção Legal

Ex-deputado Carli Filho é julgado por acidente... que não foi acidente

Denis Freire de Almeida

28/02/2018 13h32

Quase nove anos e 33 recursos da defesa na Justiça depois, o ex-deputado estadual Luiz Fernando Ribas Carli Filho finalmente está sendo julgado por júri popular pela morte de Gilmar Yared, de 26 anos, e Carlos Murilo de Almeida, 20, causadas por um "acidente de trânsito" em Curitiba-PR.

Após consumir uma quantidade considerável de vinho, Carli Filho deixou o restaurante no qual jantou e assumiu o volante de seu Volkswagen Passat blindado. Minutos depois, ele literalmente decolava com o carro antes de atingir o Honda Fit em que estavam as duas vítimas.

A perícia posterior constatou que Carli Filho estava a mais de 161 km/h no momento do acidente (o limite da via era 60 km/h!) Detalhe: a CNH do ex-deputado estava com 130 pontos e 30 multas. O caso é emblemático, pois pode abrir uma jurisprudência para que casos como esse sejam considerados como crimes dolosos (no qual o motorista assume a intenção de matar).

Veja mais:

Quer negociar hatches, sedãs e SUVs? Use a Tabela Fipe

Inscreva-se no canal de UOL Carros no Youtube
Instagram oficial de UOL Carros
Siga UOL Carros no Twitter

O "acidente de trânsito" do primeiro parágrafo está entre aspas, pois este blog  defende que o fato ocorrido não foi acidente. O trânsito nacional mata uma pessoa a cada 13 minutos. A cada dois minutos, um brasileiro fica com sequelas graves, vítima de atropelamentos, batidas e/ou queda de motos, entre outras tantas ocorrências. São mais de 40 mil mortes por ano…

Quer saber o que é mais cruel: 94% dessas ocorrências poderiam ser evitadas, pois foram e são causadas por falha humana (com ou sem dolo). Pratique a direção preventiva e se mantenha cada vez mais distante dessa alarmante estatística.

Sobre o Autor

Denis Freire de Almeida é jornalista formado pela PUC-SP, com 25 anos de experiência na área de automotiva. É idealizador do “Direção Legal” e já trabalhou em veículos como Rede Globo, Quatro Rodas, O Estado de S. Paulo, Record TV e Webmotors. É piloto de testes certificado pela Federação Paulista de Automobilismo desde 1999, além de instrutor de Direção Preventiva e Defensiva.

Sobre o Blog

A ideia do “Direção Legal” é salvar vidas. Você sabia que “cai um Boeing por dia” nas ruas e estradas brasileiras? Isso mesmo, são 104 vítimas fatais todos os dias -- uma a cada 13 minutos. A melhor forma de evitar a ampliação desse número alarmante é informar sobre os riscos ao volante e dar dicas práticas de como minimizá-los. O que nos motiva é que 94% dos acidentes poderiam e podem ser evitados, já que são causados por falha humana. Embarque com a gente nessa viagem.