Topo

Direção Legal

Conheça a técnica para evitar os perigosos engavetamentos de carros

Denis Freire de Almeida

14/03/2018 15h43

Na técnica do "ponto futuro", motorista amplia o campo de visão

Uma das principais técnicas, se não a principal, da direção preventiva é a antecipação — também chamada de "ponto futuro". Você já reparou que a grande maioria dos motoristas dirige baseada nas reações do carro à frente? Observe, bastam as luzes de freio se acenderem por um só segundo, que o motorista de trás logo freia, mesmo que não haja necessidade.

Esse hábito é o principal responsável pelos engavetamentos, cada vez mais comuns nas vias expressas das cidades, nas quais é permitido andar em velocidades mais elevadas. O problema é que, vira e mexe, o trânsito para de repente e causa colisões em "efeito dominó" — também comuns em estradas.

A dica de ouro é dirigir de olho no "ponto futuro", ou melhor, em uns dez carros à frente. No começo é preciso disciplina, para evitar a volta do velho hábito de restringir o campo de visão a apenas um carro. Mas depois de alguns dias, o aumento da sensação de segurança é perceptível. A quantidade de sustos ao volante cai vertiginosamente!

Nunca mais o trânsito irá parar de repente, pois o motorista já viu que 'travou tudo' dezenas de metros à frente e irá se antecipar ao fato, tendo tempo suficiente para diminuir a velocidade.

E mais: o motorista passa a controlar ativamente toda a fileira de automóveis subsequentes. Pois não basta parar a tempo de não bater no carro da frente, também é preciso evitar ser atingido na traseira…

Sobre o Autor

Denis Freire de Almeida é jornalista formado pela PUC-SP, com 25 anos de experiência na área de automotiva. É idealizador do “Direção Legal” e já trabalhou em veículos como Rede Globo, Quatro Rodas, O Estado de S. Paulo, Record TV e Webmotors. É piloto de testes certificado pela Federação Paulista de Automobilismo desde 1999, além de instrutor de Direção Preventiva e Defensiva.

Sobre o Blog

A ideia do “Direção Legal” é salvar vidas. Você sabia que “cai um Boeing por dia” nas ruas e estradas brasileiras? Isso mesmo, são 104 vítimas fatais todos os dias -- uma a cada 13 minutos. A melhor forma de evitar a ampliação desse número alarmante é informar sobre os riscos ao volante e dar dicas práticas de como minimizá-los. O que nos motiva é que 94% dos acidentes poderiam e podem ser evitados, já que são causados por falha humana. Embarque com a gente nessa viagem.