Topo

Direção Legal

Educação no trânsito precisa ser matéria escolar

Denis Freire de Almeida

29/03/2018 15h30

Programa Educa oferece apostilas para professores e alunos

Fiscalização (rigor das leis e multas), Engenharia (vias bem projetadas e cuidadas) e Educação (campanhas de conscientização) são os três pilares fundamentais no combate para a redução de acidentes de trânsito. No Brasil, infelizmente vemos um descompasso na evolução entre cada um deles.

A fiscalização cresce rapidamente, pois é a única que traz retorno financeiro imediato para o setor público. A engenharia viária até vem apresentando sinais de melhoras, principalmente nos trechos que foram privatizados, mas tem muito a se desenvolver. Já a Educação sofre com cortes orçamentários recorrentes e continua relegada ao segundo plano da maioria dos governantes.

Afinal, você se lembra de alguma campanha recente de segurança no trânsito? E de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika? Ah, essa você é bombardeado todos os anos, principalmente no verão.

E tem mais é que ser mesmo, afinal são doenças traiçoeiras. Mas saiba que as três juntas mataram menos de 1.000 pessoas por ano desde 2015, segundo dados do Ministério da Saúde. Acredite: esse é o número de mortes registradas em apenas nove dias no trânsito!

Vamos transferir investimentos do Ministério da Saúde para o do Transportes? Claro que não, apenas exemplifiquei para reforçar o tamanho do problema que é o trânsito brasileiro.

Conscientização na escola

Ao menos uma notícia boa surgiu esta semana no campo da Educação: 24 mil alunos e 1,2 mil professores da rede pública de ensino do Distrito Federal utilizarão as cartilhas produzidas pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV).

Ao todo são 12 apostilas direcionas ao Ensino Fundamental I e II, com atividades que permeiam a Matemática, Língua Portuguesa, Ciências, História e Geografia, abordando, além do trânsito, outros temas transversais como Saúde, Meio Ambiente, Ética e Cidadania. Todo conteúdo pode ser baixado gratuitamente.

"O programa contribui para o desenvolvimento pessoal, oferecendo situações pedagógicas que trabalham a capacidade de agir, pensar e atuar nas situações de trânsito", afirma José Aurelio Ramalho, presidente do ONSV.

Uma iniciativa que certamente ajudará na melhoria do trânsito. Resta torcer para que outras escolas, inclusive as do setor privado, também despertem para o gravíssimo problema dos acidentes de trânsito.

Inscreva-se no nosso canal no YouTube

Sobre o Autor

Denis Freire de Almeida é jornalista formado pela PUC-SP, com 25 anos de experiência na área de automotiva. É idealizador do “Direção Legal” e já trabalhou em veículos como Rede Globo, Quatro Rodas, O Estado de S. Paulo, Record TV e Webmotors. É piloto de testes certificado pela Federação Paulista de Automobilismo desde 1999, além de instrutor de Direção Preventiva e Defensiva.

Sobre o Blog

A ideia do “Direção Legal” é salvar vidas. Você sabia que “cai um Boeing por dia” nas ruas e estradas brasileiras? Isso mesmo, são 104 vítimas fatais todos os dias -- uma a cada 13 minutos. A melhor forma de evitar a ampliação desse número alarmante é informar sobre os riscos ao volante e dar dicas práticas de como minimizá-los. O que nos motiva é que 94% dos acidentes poderiam e podem ser evitados, já que são causados por falha humana. Embarque com a gente nessa viagem.