Topo

Direção Legal

No trânsito, você pode se tornar um criminoso num piscar de olhos

Denis Freire de Almeida

17/04/2018 18h49

Campanha do Maio Amarelo 2018 humaniza o trânsito

Em nenhum outro ambiente do nosso cotidiano, o limiar entre o bem e o mal é tão tênue quanto no trânsito. Mesmo que você seja a pessoa mais ilibada, honesta e exemplar da face da Terra. Basta um descuido ao volante e tudo pode mudar, colocando-o sem dó no banco dos réus da Justiça Criminal.

E isso é mais comum do que parece, já que morrem cerca de 110 pessoas todos os dias nas vias brasileiras – a maioria, vítimas de terceiros.

Sendo assim, em uma conta conservadora, pelo menos 70 motoristas acordam todos os dias como "pessoas de bem" e vão dormir como criminosos – sejam eles enquadrados em crimes culposos (sem intenção de matar) ou com dolo eventual (quando o juízo considerada a intenção).

Lei Seca mais rigorosa

A partir desta quinta-feira (19), entra em vigor a Lei 13.546, que aumenta a punição para os crimes de trânsito cometidos por motoristas embriagados, que são enquadrados como dolosos (ao beber, assumiram o risco de matar).

A pena da Lei Seca para os condutores que causarem lesões graves ou gravíssimas passa a ser de 2 a 5 anos de prisão (ante os 6 meses a 2 anos anteriores). Se o acidente for fatal, o tempo de reclusão passa a ser de 5 a 8 anos (ante os 2 a 4 anos da lei anterior).

Pecha de criminoso

Particularmente, apoio a decisão de aumentar as penas, mas acredito que a medida tenha pouca eficácia. Isso porque o motorista brasileiro, infelizmente, ainda não se conscientizou do quanto somos vulneráveis no trânsito. E que a prevenção ainda é a melhor maneira de nos mantermos ilesos em um ambiente tão hostil. A maioria ainda acredita que o pior só acontece com os outros…

Por isso, pense duas vezes antes de beber e dirigir, passar um sinal vermelho, andar acima do limite de velocidade ou fazer uma conversão proibida. Alguns segundos economizados podem se transformar em anos de dor de cabeça. E o pior de tudo: ter de deitar a cabeça no travesseiro e acordar todos os dias com a pecha de ser um criminoso.

Sobre o Autor

Denis Freire de Almeida é jornalista formado pela PUC-SP, com 25 anos de experiência na área de automotiva. É idealizador do “Direção Legal” e já trabalhou em veículos como Rede Globo, Quatro Rodas, O Estado de S. Paulo, Record TV e Webmotors. É piloto de testes certificado pela Federação Paulista de Automobilismo desde 1999, além de instrutor de Direção Preventiva e Defensiva.

Sobre o Blog

A ideia do “Direção Legal” é salvar vidas. Você sabia que “cai um Boeing por dia” nas ruas e estradas brasileiras? Isso mesmo, são 104 vítimas fatais todos os dias -- uma a cada 13 minutos. A melhor forma de evitar a ampliação desse número alarmante é informar sobre os riscos ao volante e dar dicas práticas de como minimizá-los. O que nos motiva é que 94% dos acidentes poderiam e podem ser evitados, já que são causados por falha humana. Embarque com a gente nessa viagem.