Topo

Direção Legal

Veja como evitar um dos acidentes mais letais nas estradas

Denis Freire de Almeida

08/07/2019 08h00

Você sabe o que fazer ao volante quando o trânsito para de repente na estrada? Assista à dica do vídeo abaixo e veja como evitar um dos acidentes com maior índice de gravidade que pode acontecer durante uma viagem de carro – quando um caminhão desgovernado (ou qualquer veículo de grande porte) atinge por trás a fileira de carros parados na pista.

O trânsito parou de repente, a primeira atitude a ser tomada é ir para a pista da esquerda, na qual a chance de um veículo pesado atingir seu carro é exponencialmente menor do que nas outras pistas mais à direita.

FIQUE DE OLHO NO RETROVISOR

Pare com uma distância segura para o carro da frente (na qual você consiga enxergar os pneus traseiros encostados no chão), com isso você consegue sair rapidamente de trás dele em caso de uma manobra defensiva. Além disso, monitore o retrovisor e não tire o olho dele até o décimo carro atrás de você parar (o importante é que muitos carros atrás de você já tenham parado, para dar uma margem de segurança em casos de engavetamento atrás do seu carro).

Ao contrário do que muitos motoristas pensam, os riscos não diminuem quando o trânsito para nas estradas. Eles aumentam e muito. Por isso, fique sempre muito atento durante essas situações e evite aborrecimentos desnecessários!

Cadastre-se AQUI e ganhe o workshop de Direção Segura

Sobre o Autor

Denis Freire de Almeida é jornalista formado pela PUC-SP, com 25 anos de experiência na área de automotiva. É idealizador do “Direção Legal” e já trabalhou em veículos como Rede Globo, Quatro Rodas, O Estado de S. Paulo, Record TV e Webmotors. É piloto de testes certificado pela Federação Paulista de Automobilismo desde 1999, além de instrutor de Direção Preventiva e Defensiva.

Sobre o Blog

A ideia do “Direção Legal” é salvar vidas. Você sabia que “cai um Boeing por dia” nas ruas e estradas brasileiras? Isso mesmo, são 104 vítimas fatais todos os dias -- uma a cada 13 minutos. A melhor forma de evitar a ampliação desse número alarmante é informar sobre os riscos ao volante e dar dicas práticas de como minimizá-los. O que nos motiva é que 94% dos acidentes poderiam e podem ser evitados, já que são causados por falha humana. Embarque com a gente nessa viagem.