Topo

Direção Legal

Usar um cinto de segurança para duas pessoas pode ser fatal

Denis Freire de Almeida

13/09/2019 04h00

O que fazer quando o carro tem capacidade para cinco pessoas, mas há sete delas querendo viajar? O ideal seria dividir as pessoas em dois automóveis ou então, duas delas pegarem um ônibus para encontrar o restante da turma no destino final.

Veja mais dicas do Direção Legal

Mas o que geralmente acontece, principalmente se há crianças no grupo, é todo mundo viajar apertado e colocar as crianças no colo…

Pior: para "não prejudicar tanto a segurança", ainda usam o mesmo cinto de segurança para duas pessoas (no caso, os adultos com as crianças no colo).

Vale ressaltar que o peso de qualquer pessoa ou objeto, em uma batida a apenas 60 km/h, é multiplicado por 19 vezes. Ou seja, uma pessoa de 80 kg passa a pesar 1,5 tonelada.

Sobre o Autor

Denis Freire de Almeida é jornalista formado pela PUC-SP, com 25 anos de experiência na área de automotiva. É idealizador do “Direção Legal” e já trabalhou em veículos como Rede Globo, Quatro Rodas, O Estado de S. Paulo, Record TV e Webmotors. É piloto de testes certificado pela Federação Paulista de Automobilismo desde 1999, além de instrutor de Direção Preventiva e Defensiva.

Sobre o Blog

A ideia do “Direção Legal” é salvar vidas. Você sabia que “cai um Boeing por dia” nas ruas e estradas brasileiras? Isso mesmo, são 104 vítimas fatais todos os dias -- uma a cada 13 minutos. A melhor forma de evitar a ampliação desse número alarmante é informar sobre os riscos ao volante e dar dicas práticas de como minimizá-los. O que nos motiva é que 94% dos acidentes poderiam e podem ser evitados, já que são causados por falha humana. Embarque com a gente nessa viagem.