Topo

Direção Legal

Cuidado: sua vida é mais importante que um pneu furado

Denis Freire de Almeida

27/09/2019 04h00

O recente assassinato da jovem Mariana Bazza, no interior de São Paulo, trouxe à tona um momento crítico que todo motorista já passou ou deverá passar durante a vida sobre rodas: trocar um pneu furado.

A primeira reação da maioria das pessoas é parar o carro prontamente e começar a troca pelo estepe. Ou ainda pedir ajuda a estranhos ou acionar o serviço da seguradora, esperando vários minutos até o funcionário chegar ao local do incidente.

Veja mais dicas do Direção Legal

O que você precisa ter em mente é que um pneu furado pode significar muito mais que um simples pneu furado… Esse é um dos momentos em que o motorista e os ocupantes ficam mais vulneráveis a ações de bandidos, como infelizmente ficou mais uma vez comprovado com a morte da estudante de 19 anos.

SEGURANÇA NÃO É NEUROSE

Não sou defensor da teoria da conspiração, nem quero deixar ninguém neurótico. Mas desconfie de um pneu furado e antes de parar seu carro ou pedir ajuda, avalie o contexto em que você está.

Se estiver em um lugar ermo, escuro ou que não lhe passe segurança, a dica é seguir viagem em velocidade baixa até encontrar um posto de combustível ou alguma aglomeração de pessoas.

Essa ação provavelmente irá inutilizar seu pneu e, muito provavelmente, a roda do carro também. Mas em situações extremas, esse prejuízo financeiro é nada perto da sua segurança e da segurança da sua família.

CUIDADO REDOBRADO NAS ESTRADAS

O mesmo vale para situações de pneus furados nas estradas. Muitas vezes os furos podem ter sido induzidos por ladrões que esperam os motoristas pararem no acostamento para realizar os assaltos. Um dos casos mais famosos é o do ex-ator Gerson Brenner, vítima desse tipo de crime em 1999.

Isso sem falar no risco de atropelamento pelo simples fato de ficar no acostamento trocando o pneu.

VEJA DICA VALIOSA

Uma dica valiosa para você reduzir os riscos de assalto e atropelamento, ficando o menos tempo possível parado em caso de pneu furado, é ter no carro uma lata de inflador e reparador instantâneo de pneus.

Nada mais é que um spray de um material químico que além de tampar o furo, ainda enche o pneu em questão de segundos. Nesse caso, até pegar a lata e realizar todo o procedimento, o motorista ficaria menos de dois minutos parado.

Basta fazer uma pesquisa na internet para encontrar várias marcas desse tipo de produto, vendido em média a R$ 40,00.

Sobre o Autor

Denis Freire de Almeida é jornalista formado pela PUC-SP, com 25 anos de experiência na área de automotiva. É idealizador do “Direção Legal” e já trabalhou em veículos como Rede Globo, Quatro Rodas, O Estado de S. Paulo, Record TV e Webmotors. É piloto de testes certificado pela Federação Paulista de Automobilismo desde 1999, além de instrutor de Direção Preventiva e Defensiva.

Sobre o Blog

A ideia do “Direção Legal” é salvar vidas. Você sabia que “cai um Boeing por dia” nas ruas e estradas brasileiras? Isso mesmo, são 104 vítimas fatais todos os dias -- uma a cada 13 minutos. A melhor forma de evitar a ampliação desse número alarmante é informar sobre os riscos ao volante e dar dicas práticas de como minimizá-los. O que nos motiva é que 94% dos acidentes poderiam e podem ser evitados, já que são causados por falha humana. Embarque com a gente nessa viagem.