Cuidado: lembre-se do estepe antes de precisar dele
O pneu furou e quando o motorista foi utilizar o estepe, ele estava murcho… Além do perrengue de ficar parado à toa no acostamento (uma situação de grande periculosidade), a negligência com o pneu sobressalente é sinônimo de prejuízo.
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Nesse caso, o ideal é rodar com o estepe murcho mesmo, mas em baixa velocidade até encontrar um posto de calibragem e torcer para não estragar o pneu nem a roda até lá.
Evite ficar parado desnecessariamente em acostamentos, pois o risco de atropelamento é real, além de eventuais abordagens de criminosos. Para evitar toda essa dor de cabeça, basta seguir algumas dicas de manutenção preventiva do estepe.
CALIBRAGEM
A primeira delas é a calibragem. Quanto maior a frequência melhor, mas como o acesso ao pneu reserva é geralmente mais difícil, a maioria dos motoristas não calibra as cinco rodas todas as vezes.
O recomendado para os pneus em uso é calibrar pelo menos a cada 15 dias. E o mesmo vale para o estepe! Nele, coloque sempre a pressão máxima recomendada no manual do proprietário (aquela indicada para o uso com o carro totalmente carregado).
VALIDADE
Outra dica importante é colocar o estepe em uso quando for trocar os pneus. Pouca gente sabe, mas o pneu tem validade média de cinco anos, por causa da deterioração da borracha devido à ação do tempo, umidade e variação de temperatura.
Quando chegar o momento de trocar os pneus e, se a escolha for por modelos iguais ao estepe, coloque-o em uso e deixe um pneu novo como sobressalente. Assim você evita o prejuízo de perder um pneu quase sem uso por causa da data de vencimento.
Para saber o período de fabricação, basta procurar pelo DOT (Departament of Transportation), uma sequência de quatro números que fica próxima ao número de série do pneu. Os dois primeiros são referentes à semana de fabricação e os dois últimos, ao ano.
No caso de DOT 0818, significa que o pneu foi fabricado na oitava semana de 2018 (com vencimento provável em fevereiro de 2023). Verifique com o fabricante o prazo de validade do pneu (a maioria é de cinco anos).
CONSERVAÇÃO
Sendo assim, evite a tentação de colocar qualquer pneu como estepe, principalmente se estiver vencido ou careca (com sulcos menos profundos que 1,6 mm).
Essas ranhuras nos pneus servem para extrair água da pista e pneus carecas têm alto risco de aquaplanagem, um dos acidentes mais comuns nas estradas com chuva.
PROTEÇÃO
Por fim, se o seu carro for um SUV com o estepe exposto na parte traseira, proteja-o com uma capa da ação do sol e da chuva, que pode abreviar a vida útil da borracha.
Não deixe para se lembrar do estepe quando precisar dele. O preço desse esquecimento pode ser alto demais. Cuide-se!
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