Topo

Direção Legal

Vai viajar? Veja cinco dicas para ultrapassar com segurança nas estradas

Denis Freire de Almeida

06/12/2019 04h00

As férias estão chegando! Se você vai pegar a estrada é sempre bom ficar especialmente atento aos momentos das ultrapassagens, pois as batidas frontais são o tipo de acidente veicular mais letal que existe.

Veja mais dicas do Direção Legal

Isso porque quando dois veículos colidem frontalmente, as velocidades de ambos são somadas. Se cada um estava a 100 km/h, por exemplo, o impacto se dá a 200 km/h! As chances de sobrevivência são remotas.

VEJA 5 DICAS PARA UMA ULTRAPASSAGEM SEGURA

01. Sempre sinalize a manobra com antecedência: Use e abuse das setas para indicar a intenção de ultrapassar, acionando-a pelo menos 3 segundos antes de iniciar a manobra. Lembre-se que a alta velocidade permeia esse tipo de ação e toda prudência nunca é demais.

02. Olhe os retrovisores antes de iniciar a ultrapassagem: Antes de sair para a outra pista, certifique-se de que não há outro veículo que já tenha iniciado uma ultrapassagem sobre o seu carro. É comum acidentes durante esse tipo de manobra envolvendo veículos que seguiam o mesmo sentido da estrada.

03. Ganhe velocidade antes de ultrapassar: Muitos motoristas inciam a manobra colados no veículo da frente, quando simplesmente vão para a pista ao lado e só então aceleram para ganhar velocidade. Isso aumenta o tempo de exposição ao risco na pista contrária. Ao decidir ultrapassar, dê distância para o veículo da frente e use-a para embalar e, aí sim, vá para a outra pista já na velocidade ideal para executar a manobra.

04. Jamais arrisque uma ultrapassagem em ponto cego: Se você gosta de risco e probabilidade, deixe isso para a mesa de pôquer! Não se permita arriscar a sua vida e colocar em risco todos os ocupantes do carro simplesmente para ganhar alguns segundos ou minutos ao final da viagem. Tenha certeza há tempo e espaço suficientes para executar a manobra. Jamais ultrapasse nas curvas!

05. Na dúvida, recue e aborte a manobra: Você achou que daria para ultrapassar com segurança, mas ao iniciá-la, percebeu que calculou mal? Não tenha o menor pudor em desistir e voltar para o lugar de origem. Caso haja outro carro atrás de você, ligue a seta para a direita e pise no freio suavemente para indicar a sua desistência da ultrapassagem. Em casos extremos de uma iminente batida frontal, diminua ao máximo a velocidade do seu veículo e nunca vá para o acostamento da pista contrária. Essa é a via de fuga instintiva do motorista que vêm de encontro.

Vale ressaltar que não há lógica em se correr riscos nas estradas para ganhar alguns minutos ao final da viagem. Faça do trajeto em si o começo das férias. Curta cada segundo e evite se estressar à toa. Lembre-se que a tranquilidade ou o estresse ao volante é sempre uma escolha sua. O que você vai escolher nessas férias?

Siga o Denis no Instagram

Sobre o Autor

Denis Freire de Almeida é jornalista formado pela PUC-SP, com 25 anos de experiência na área de automotiva. É idealizador do “Direção Legal” e já trabalhou em veículos como Rede Globo, Quatro Rodas, O Estado de S. Paulo, Record TV e Webmotors. É piloto de testes certificado pela Federação Paulista de Automobilismo desde 1999, além de instrutor de Direção Preventiva e Defensiva.

Sobre o Blog

A ideia do “Direção Legal” é salvar vidas. Você sabia que “cai um Boeing por dia” nas ruas e estradas brasileiras? Isso mesmo, são 104 vítimas fatais todos os dias -- uma a cada 13 minutos. A melhor forma de evitar a ampliação desse número alarmante é informar sobre os riscos ao volante e dar dicas práticas de como minimizá-los. O que nos motiva é que 94% dos acidentes poderiam e podem ser evitados, já que são causados por falha humana. Embarque com a gente nessa viagem.