Topo

Direção Legal

O que limita a sua velocidade, o trânsito ou a sua consciência?

Denis Freire de Almeida

10/01/2020 04h00

Já reparou como surgem milhares de "pilotos de F1" durante as férias escolares, período em que ruas e avenidas das grandes cidades ficam bem mais livres?

Veja mais dicas do Direção Legal

Nesses meses de dezembro e janeiro, fica evidente que para alguns motoristas o que limita a velocidade é a quantidade de veículos na via e não a própria consciência dos riscos que é estar no trânsito.

A velocidade acima da permitida é uma das maiores causadoras de acidentes fatais, ainda mais em vias precárias como as brasileiras.

Infelizmente muitos motoristas ainda não sabem que o fator velocidade é exponencial no agravamento de lesões no corpo humano.

POR QUE SÓ 40 KM/H?

Você sabe por que o limite de velocidade em frente a escolas e outros pontos de aglomeração de pessoas é de 40 km/h?

Porque acima disso, as chances de atropelamentos fatais crescem muito, muito mesmo!

Por exemplo, se um motorista atropelar alguém a 32 km/h, a probabilidade de morte é de 5%. Mas se o mesmo atropelamento for a 64 km/h, essa porcentagem sobe para 85%!

Ou seja: ao dobrar a velocidade, nos tornamos 17 vezes mais letais ao pedestre…

Por isso, tenha sempre em mente que a cada 1 km/h a mais no velocímetro, as consequências de um acidente vão subindo em ritmo de progressão geométrica.

SE CONSELHO FOSSE BOM…

Mas vai aí uma sugestão para o Ano Novo: diminua 5 km/h na velocidade que você pratica no dia-a-dia, principalmente nos trechos rodoviários.

Esse simples gesto trará bem mais segurança para você e sua família, sem causar grandes prejuízos no tempo dos deslocamentos. Acredite, faz MUITA diferença…

Veja mais dicas do Direção Legal

Sobre o Autor

Denis Freire de Almeida é jornalista formado pela PUC-SP, com 25 anos de experiência na área de automotiva. É idealizador do “Direção Legal” e já trabalhou em veículos como Rede Globo, Quatro Rodas, O Estado de S. Paulo, Record TV e Webmotors. É piloto de testes certificado pela Federação Paulista de Automobilismo desde 1999, além de instrutor de Direção Preventiva e Defensiva.

Sobre o Blog

A ideia do “Direção Legal” é salvar vidas. Você sabia que “cai um Boeing por dia” nas ruas e estradas brasileiras? Isso mesmo, são 104 vítimas fatais todos os dias -- uma a cada 13 minutos. A melhor forma de evitar a ampliação desse número alarmante é informar sobre os riscos ao volante e dar dicas práticas de como minimizá-los. O que nos motiva é que 94% dos acidentes poderiam e podem ser evitados, já que são causados por falha humana. Embarque com a gente nessa viagem.