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Respeite os ciclistas, mesmo que alguns não respeitem você!

Denis Freire de Almeida

31/01/2020 04h00

O Código de Trânsito Brasileiro é muito claro ao especificar quem tem preferência nas vias brasileiras. Aliás, isso é uma regra mundial: o mais fraco sempre tem prioridade sobre o mais forte.

Sendo assim, os pedestres vêm no topo dessa lista, seguidos pelas bicicletas (nosso tema do post de hoje), motos, carros, SUVs e veículos pesados, como ônibus e caminhões.

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Sim, o ciclista tem preferência sobre todo e qualquer veículo automotor. Então eles podem tudo? Não é bem assim, apesar de muitos acharem que é…

É comum vermos ciclistas cometendo várias infrações como andar na contra-mão, pedalar em cima das calçadas, não parar em sinal vermelho, não dar prioridade para pedestres (ainda mais se for para atravessar a ciclofaixa), enfim, um comportamento nada diferente do que vemos em relação aos carros e demais veículos.

Mas o que você motorista precisa ter em mente é que, mesmo eventualmente errado, o ciclista tem prioridade! Lembre-se do que sempre falo: o trânsito não é lugar para se ter razão, mas sim para ser feliz.

Claro que com testemunhas, imagens de câmeras e outras provas, você provavelmente será inocentado em caso de um acidente grave envolvendo seu carro e um ciclista, que estava cometendo uma infração de trânsito.

Mas a questão mais importante não é essa, mas sim preservar a vida de uma pessoa (ainda mais quando a própria não está tão empenha em fazer).

Não vale a dor de cabeça e principalmente o peso na consciência de, por ventura, tirar a vida de alguém (mesmo estando coberto de razão).

Quando vejo um ciclista no trânsito, parto do princípio que ele é meu filho de 5 anos que acabou de tirar as rodinhas…

Todo cuidado é pouco! Não cole na traseira de um ciclista, fique atento à sinalização das mãos ou à intenção de virar ou mudar de faixa e dê sempre a preferência.

O ideal mesmo é você inclusive proteger o ciclista usando seu carro como um escudo, caso esteja atrás de uma bicicleta durante uma manobra mais arriscada.

Você "perderia" alguns segundos no trânsito, mas a sensação de boa ação, a dopamina despejada na sua corrente sanguínea compensaria e muito essa "perda".

Mas acima de tudo, por favor, mantenha a distância lateral regulamentar de 1,5 m de qualquer ciclista. Ela é fundamental para proteger a vida dele em caso de queda, evitando que seja atropelado.

Em ruas estreitas, fique atrás até que tenha espaço suficiente para uma ultrapassagem segura.

Vai por mim, nunca vale o risco. Mesmo que você tenha razão…

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Sobre o Autor

Denis Freire de Almeida é jornalista formado pela PUC-SP, com 25 anos de experiência na área de automotiva. É idealizador do “Direção Legal” e já trabalhou em veículos como Rede Globo, Quatro Rodas, O Estado de S. Paulo, Record TV e Webmotors. É piloto de testes certificado pela Federação Paulista de Automobilismo desde 1999, além de instrutor de Direção Preventiva e Defensiva.

Sobre o Blog

A ideia do “Direção Legal” é salvar vidas. Você sabia que “cai um Boeing por dia” nas ruas e estradas brasileiras? Isso mesmo, são 104 vítimas fatais todos os dias -- uma a cada 13 minutos. A melhor forma de evitar a ampliação desse número alarmante é informar sobre os riscos ao volante e dar dicas práticas de como minimizá-los. O que nos motiva é que 94% dos acidentes poderiam e podem ser evitados, já que são causados por falha humana. Embarque com a gente nessa viagem.