Topo

Direção Legal

Quatro amigas morrem em acidente de carro em SC. E agora?

Denis Freire de Almeida

28/02/2020 04h00

A notícia da morte de quatro amigas em um acidente de carro em SC foi uma das mais lidas do UOL de ontem (27), basta ver o grande número de comentários ao final da reportagem.

Veja vídeos com dicas de Direção Preventiva

Eram jovens de 25 e 26 anos, com carreiras proeminentes e cheias de planos, que tiveram as vidas interrompidas em uma das muitas curvas da BR-202, na serra catarinense, na volta do feriado de Carnaval, após uma batida frontal.

Esse tipo de acidente, quando envolve um grupo de jovens, famílias inteiras ou algum famoso, sempre causa comoção. Mas ela é apenas momentânea!

Se eu não voltasse a falar sobre o acidente, muitos nem lembrariam mais. Isso apenas um dia depois! Muitos, menos os familiares… Esses jamais esquecerão o acontecido na noite chuvosa de 26 de fevereiro de 2020. E agora? Só resta lamentar!

Quem já perdeu alguém querido no trânsito, sabe a dor que é. Mas depois que acontece, não tem volta… Daí a importância da direção preventiva, de se ter consciência dos riscos que é andar a mais de 60 km/h.

Sabe o que é mais doído para quem trabalha com conscientização no trânsito? É entender que acidentes como o que ceifou as vidas da Bruna Silvestro, Paloma Corrêa, Ana Caroline Basso e Bruna dos Santos poderiam ter sido evitados.

É saber que 95% das pessoas que morrem em nossas ruas e estradas poderiam continuar vivas, pois foram vítimas de falhas humanas…

É saber que todo mês é como se caíssem as duas torres gêmeas do maior atentado terrorista dos EUA, só nas ruas brasileiras…

É saber que os governantes não tomam atitudes mais eficazes contra a violência no trânsito desde sempre, porque qualquer medida nesse sentido é antipopular e resulta em perda de votos…

É saber que em pleno século 21, votos ainda são mais importantes que vidas…

Veja vídeos com dicas de Direção Preventiva

Sobre o Autor

Denis Freire de Almeida é jornalista formado pela PUC-SP, com 25 anos de experiência na área de automotiva. É idealizador do “Direção Legal” e já trabalhou em veículos como Rede Globo, Quatro Rodas, O Estado de S. Paulo, Record TV e Webmotors. É piloto de testes certificado pela Federação Paulista de Automobilismo desde 1999, além de instrutor de Direção Preventiva e Defensiva.

Sobre o Blog

A ideia do “Direção Legal” é salvar vidas. Você sabia que “cai um Boeing por dia” nas ruas e estradas brasileiras? Isso mesmo, são 104 vítimas fatais todos os dias -- uma a cada 13 minutos. A melhor forma de evitar a ampliação desse número alarmante é informar sobre os riscos ao volante e dar dicas práticas de como minimizá-los. O que nos motiva é que 94% dos acidentes poderiam e podem ser evitados, já que são causados por falha humana. Embarque com a gente nessa viagem.