Topo

Direção Legal

Vale a pena comprar pneus remold para seu carro? Veja prós e contras

Denis Freire de Almeida

06/03/2020 04h00

Você sabe o que é um pneu remold (remoldado)? É um pneu que reaproveita a carcaça de outro já usado, que seria descartada, mas que recebe uma camada externa de borracha. Com isso, ganha uma nova banda de rodagem e flancos.

Veja vídeos com dicas de Direção Preventiva

Ou seja, é um pneu careca que fica com aparência e características de novo. Para identificar esse tipo de pneu, basta procurar a palavra "REMOLDADO" impressa na lateral. Mas será que vale a pena comprar um pneu remold? Veja prós e contras:

PRÓS
>> Custa, em média, a metade de um pneu novo;
>> Poupa o meio-ambiente de receber ainda mais quantidade de carcaças de pneus;
>> Exige menos energia elétrica e recursos naturais na produção;

CONTRAS
>> Dura, em média, 30% menos que um pneu novo;
>> É mais suscetível a bolhas e cortes;
>> Tem nível de ruído maior;
>> É mais difícil e, por vezes, impossível de ser alinhado e/ou balanceado com precisão;
>> Pode apresentar diferenças de peso e largura em um mesmo modelo, por usar carcaças diferentes;

O maior problema dos pneus remolds é a ausência de informações sobre a carcaça utilizada. No Brasil, não é obrigatória a impressão dos dados do fabricante na nova cobertura de borracha (diferentemente do que acontece na Europa).

DATA DE FABRICAÇÃO

Isso impede que o consumidor saiba, por exemplo, a data de fabricação da carcaça original. Um pneu novo tem garantia de fábrica de 5 anos. Após esse período, a borracha do pneu já começa a apresentar sinais de ressecamento.

Além disso, é impossível saber o histórico e as condições de uso da carcaça anterior? Ela pegou muitos buracos? Andou sempre com a calibragem correta? Está com a cinta de aço interna em perfeitas condições?

Você não acha que são muitas perguntas sem respostas? Se você achar que vale a economia e os ganhos ecológicos da fabricação, fique à vontade. O Inmetro garante a qualidade dos pneus remolds.

ESCOLHAS

Mesmo assim, prefiro economizar em alguma outra coisa, parcelar em várias vezes e comprar pneus novos. Minha família e eu só andamos sobre pneus originais e sempre calibrados. Essa é a minha escolha. Qual é a sua?

Veja vídeos com dicas de Direção Preventiva

Sobre o Autor

Denis Freire de Almeida é jornalista formado pela PUC-SP, com 25 anos de experiência na área de automotiva. É idealizador do “Direção Legal” e já trabalhou em veículos como Rede Globo, Quatro Rodas, O Estado de S. Paulo, Record TV e Webmotors. É piloto de testes certificado pela Federação Paulista de Automobilismo desde 1999, além de instrutor de Direção Preventiva e Defensiva.

Sobre o Blog

A ideia do “Direção Legal” é salvar vidas. Você sabia que “cai um Boeing por dia” nas ruas e estradas brasileiras? Isso mesmo, são 104 vítimas fatais todos os dias -- uma a cada 13 minutos. A melhor forma de evitar a ampliação desse número alarmante é informar sobre os riscos ao volante e dar dicas práticas de como minimizá-los. O que nos motiva é que 94% dos acidentes poderiam e podem ser evitados, já que são causados por falha humana. Embarque com a gente nessa viagem.