Topo

Cuidado! Você vai cruzar com milhares de motoristas bêbados no Carnaval

Denis Freire de Almeida

21/02/2020 04h00

"O problema não é você, são os outros…". Quem nunca ouviu essa afirmação dos pais ao menos uma vez na vida?

Veja mais dicas do Direção Legal

Pois ela vale e muito nos próximos dias de Carnaval, principalmente para você que já está consciente dos perigos de beber e dirigir. Que já sabe que, em média, apenas duas taças de vinho ou quatro copos de cerveja aumentam em 400% as chances de acidentes.

Mas não se iluda: muitos ainda menosprezam os riscos da mistura álcool+volante. Sim, você e sua família vão cruzar com milhares de motoristas bêbados neste Carnaval! Tenha isso sempre em mente nos próximos dias em que estiver no trânsito…

Com o aumento do fluxo de veículos nas estradas e, também, no consumo de bebidas alcoólicas, não precisa ser especialista para chegar à seguinte conclusão: o risco é bem maior (geralmente, o número de acidentes e mortes dobram nesse período de Carnaval).

Eu poderia colocar um monte de estatísticas de vários órgãos reguladores do trânsito, para provar minha afirmação. Mas não vou, não quero tirar o seu foco da informação primordial: tenha cuidado redobrado nos próximos dias.

DICAS PARA DIMINUIR OS RISCOS

>> Pratique a Direção Preventiva, antecipe-se às situações de risco;
>> Dirija olhando o ponto futuro (cerca de 10 carros à sua frente);
>> Prefira viajar durante o dia (período com menos acidentes);
>> Evite discussões e picuinhas no trânsito;
>> Dirija a uma velocidade 10 km/h menor que a usual;
>> Evite ao máximo dirigir durante o Carnaval;
>> Fique muito atento aos retrovisores;
>> Evite ficar perto de veículos com comportamentos estranhos (ziguezague, freadas bruscas…)
>> Tenha muito cuidado nas estradas de mão-dupla, facilite a ultrapassagens dos outros (mesmo que estejam fazendo manobras inapropriadas);

E nunca é demais lembrar: Se beber, não dirija! Bom Carnaval a todos!

Veja mais dicas do Direção Legal

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Cuidado! Você vai cruzar com milhares de motoristas bêbados no Carnaval - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Autor

Denis Freire de Almeida é jornalista formado pela PUC-SP, com 25 anos de experiência na área de automotiva. É idealizador do “Direção Legal” e já trabalhou em veículos como Rede Globo, Quatro Rodas, O Estado de S. Paulo, Record TV e Webmotors. É piloto de testes certificado pela Federação Paulista de Automobilismo desde 1999, além de instrutor de Direção Preventiva e Defensiva.

Sobre o Blog

A ideia do “Direção Legal” é salvar vidas. Você sabia que “cai um Boeing por dia” nas ruas e estradas brasileiras? Isso mesmo, são 104 vítimas fatais todos os dias -- uma a cada 13 minutos. A melhor forma de evitar a ampliação desse número alarmante é informar sobre os riscos ao volante e dar dicas práticas de como minimizá-los. O que nos motiva é que 94% dos acidentes poderiam e podem ser evitados, já que são causados por falha humana. Embarque com a gente nessa viagem.