Topo
Blog Direção Legal

Blog Direção Legal

Essa técnica vai mudar para sempre seu jeito de dirigir

Denis Freire de Almeida

24/05/2018 10h16

Você alguma vez se perguntou por que dirige olhando o carro logo à sua frente, ao invés de olhar cinco, seis ou até dez carros de distância? Essa é a principal técnica da Direção Preventiva. Se você dirigir olhando nem mais à frente, o chamado "ponto futuro", você dificilmente irá se envolver em um engavetamento.

A partir do momento que você viu que o trânsito parou de repente para os carros que estão 30 metros à sua frente, você consegue se antecipar ao fato, reduzindo a velocidade do seu carro e, também, de todos que vêm atrás — evitando assim ser atingido por uma batida traseira.

FUJA DO EMOCIONAL

Essa técnica nos permite antecipar as ações ao volante, tendo tempo suficiente tomar decisões racionais e fugir das emocionais, que somos obrigados a usar quando executamos uma manobra de Direção Defensiva. Quanto o fator emocional entra em jogo na direção, a chance de escolhermos a decisão errada aumenta muito.

Isso porque a maioria das manobras defensivas são contra o instinto de sobrevivência do ser-humano. Por exemplo: em uma aquaplanagem (quando os pneus perdem aderência momentânea no caso de pista muito molhada), o que jamais devemos fazer? Pisar no freio e virar o volante… Mas é justamente isso que a grande maioria dos motoristas faz!

PULAR A MARCHA É UM BOM NEGÓCIO

QUAL A DISTÂNCIA IDEAL PARA O CARRO DA FRENTE?

COMO EVITAR O PERIGO DOS CAMINHÕES NAS ESTRADAS

VEJA COMO DIMINUIR O PONTO-CEGO DOS RETROVISORES

Sobre o Autor

Denis Freire de Almeida é jornalista formado pela PUC-SP, com 25 anos de experiência na área de automotiva. É idealizador do “Direção Legal” e já trabalhou em veículos como Rede Globo, Quatro Rodas, O Estado de S. Paulo, Record TV e Webmotors. É piloto de testes certificado pela Federação Paulista de Automobilismo desde 1999, além de instrutor de Direção Preventiva e Defensiva.

Sobre o Blog

A ideia do “Direção Legal” é salvar vidas. Você sabia que “cai um Boeing por dia” nas ruas e estradas brasileiras? Isso mesmo, são 104 vítimas fatais todos os dias -- uma a cada 13 minutos. A melhor forma de evitar a ampliação desse número alarmante é informar sobre os riscos ao volante e dar dicas práticas de como minimizá-los. O que nos motiva é que 94% dos acidentes poderiam e podem ser evitados, já que são causados por falha humana. Embarque com a gente nessa viagem.