Topo
Blog Direção Legal

Blog Direção Legal

"Meu filho de 4 anos chorou porque esqueci de colocar o cinto nele"

Denis Freire de Almeida

26/06/2018 15h03

Nós que trabalhamos com educação no trânsito acreditamos na melhora do comportamento de motoristas e pedestres. E o que nos dá essa certeza é a própria sociedade, que já demonstra amadurecimento e preocupação com o próximo em vários setores.

Um bom exemplo é o uso de cinto de segurança. Apesar de a metade da população brasileira ainda não usar o equipamento no banco traseiro dos automóveis, o uso nos bancos da frente é bastante difundido. E quanto mais cedo essa conscientização vier, melhor.

LEVEI UMA BRONCA

Outro dia, na correria de colocar minha bebê na cadeirinha e o outro filho de 4 anos no assento elevatório, acabei me esquecendo de afivelar o cinto dele (deixo para fazer isso de dentro do carro, pois não dá para abrir a porta traseira direita por causa da parede da garagem).

Bastou ligar o carro e engatar a marcha à ré para ele começar a chorar sentido, por causa do meu esquecimento, pois apesar de ter apenas 4 anos, ele já sabe da importância do cinto de segurança.

COCÔ É NO SAQUINHO DE SUPERMERCADO

Saindo da seara automotiva, podemos observar mudanças no comportamento dos fumantes, que se preocupam com o bem-estar alheio, e também dos cuidadores de animais de estimação. Se há 15 anos eu falasse que eles sairiam para passear com seus pets levando um saquinho de supermercado para apanhar o cocô, a maioria riria da minha cara…

Se você quiser saber mais sobre técnicas para aumentar sua segurança no trânsito, acesse o Direção Legal e assista às 11 palestras gratuitas do Congresso Online de Sobrevivência no Trânsito.

 

PULAR A MARCHA É UM BOM NEGÓCIO

QUAL A DISTÂNCIA IDEAL PARA O CARRO DA FRENTE?

COMO EVITAR O PERIGO DOS CAMINHÕES NAS ESTRADAS

VEJA COMO DIMINUIR O PONTO-CEGO DOS RETROVISORES

Sobre o Autor

Denis Freire de Almeida é jornalista formado pela PUC-SP, com 25 anos de experiência na área de automotiva. É idealizador do “Direção Legal” e já trabalhou em veículos como Rede Globo, Quatro Rodas, O Estado de S. Paulo, Record TV e Webmotors. É piloto de testes certificado pela Federação Paulista de Automobilismo desde 1999, além de instrutor de Direção Preventiva e Defensiva.

Sobre o Blog

A ideia do “Direção Legal” é salvar vidas. Você sabia que “cai um Boeing por dia” nas ruas e estradas brasileiras? Isso mesmo, são 104 vítimas fatais todos os dias -- uma a cada 13 minutos. A melhor forma de evitar a ampliação desse número alarmante é informar sobre os riscos ao volante e dar dicas práticas de como minimizá-los. O que nos motiva é que 94% dos acidentes poderiam e podem ser evitados, já que são causados por falha humana. Embarque com a gente nessa viagem.