Topo

Direção Legal

Você regula o encosto de cabeça no carro? Cuidado com o seu pescoço

Denis Freire de Almeida

20/12/2019 04h00

Muitas pessoas ainda acham que o encosto de cabeça dos bancos dos automóveis é um mero acessório de conforto… Mas esse é um dos equipamentos de segurança mais importantes para evitar lesões no pescoço, desde simples distensões musculares até eventuais secções medulares, que causam paralisias no corpo humano (paraplegia e tetraplegia).

Veja mais dicas do Direção Legal

O encosto serve para amenizar e até impedir o efeito chicote no pescoço, que acontece quando a cabeça se desloca para um sentido e volta violentamente no sentido oposto durante um acidente. Lembre-se que o corpo fica preso pelo cinto de segurança, mas a cabeça, não!

O encosto de cabeça limita a amplitude desse movimento de vai-e-vem da cabeça, evitando lesões mais sérias na região do pescoço. Mas para a eficiência preventiva do encosto funcionar 100%, o equipamento precisa ter a altura ajustada antes de se colocar o carro em movimento. E qual é o ajuste correto? Basta alinhar o meio da orelha com o meio do encosto de cabeça, simples assim.

Muito cuidado principalmente quando transportar passageiro no lugar central do banco traseiro. Ali, o encosto de cabeça tem tamanho reduzido e ainda, em vários modelos de carros, tem um desenho que permite se encaixar no encosto traseiro – para não atrapalhar o campo de visão pelo retrovisor central.

Nesse caso, a regulagem é ainda mais essencial, pois o encosto central fica mais baixo que os demais. Além de não evitar o efeito chicote ele pode servir de alavanca e até agravar uma eventual lesão cervical! Habitue-se a regular todos os encostos de cabeça e ande com muito mais segurança. Um ótimo Natal a todos e um excelente 2020!

Siga o Denis no Instagram

Sobre o Autor

Denis Freire de Almeida é jornalista formado pela PUC-SP, com 25 anos de experiência na área de automotiva. É idealizador do “Direção Legal” e já trabalhou em veículos como Rede Globo, Quatro Rodas, O Estado de S. Paulo, Record TV e Webmotors. É piloto de testes certificado pela Federação Paulista de Automobilismo desde 1999, além de instrutor de Direção Preventiva e Defensiva.

Sobre o Blog

A ideia do “Direção Legal” é salvar vidas. Você sabia que “cai um Boeing por dia” nas ruas e estradas brasileiras? Isso mesmo, são 104 vítimas fatais todos os dias -- uma a cada 13 minutos. A melhor forma de evitar a ampliação desse número alarmante é informar sobre os riscos ao volante e dar dicas práticas de como minimizá-los. O que nos motiva é que 94% dos acidentes poderiam e podem ser evitados, já que são causados por falha humana. Embarque com a gente nessa viagem.