PUBLICIDADE
Topo

Veja dica para você não ser enganado ao comprar um carro usado

Denis Freire de Almeida

14/02/2020 04h00

Você já reparou que, quando liga o carro, todas as luzes de advertência do painel se acendem por alguns segundos? Elas são chamadas de luzes-espia e servem para alertar o motorista sobre quais equipamentos estão em uso (por exemplo, os faróis) e, principalmente, para acusar eventuais problemas no veículo.

Veja mais dicas do Direção Legal

E o fato de todas se acenderem quando a ignição é acionada serve justamente para que o motorista veja que nenhuma delas está queimada…

O problema é que muitos não sabem disso e menosprezam a importância de conferir se todas estão funcionando…

Mas se você for comprar um carro usado essa conferência é primordial. O mesmo vale para quem mandou o carro para o mecânico, após passar por incidentes como travessias de áreas alagadas ou batidas que acionaram os airbags, entre outros.

CUIDADO COM A MÁ-FÉ

Quando um sistema apresenta problema, a luz-espia não se apagada. Mas alguns vendedores e mecânicos de má-fé simplesmente desligam a corrente elétrica dessa luz-espia e tentam se livrar do carro sem resolver a questão.

Por isso é fundamental essa checagem das luzes, quando for comprar um carro usado ou mesmo quando for buscá-lo no mecânico. Todas têm de acender e apagar após alguns segundos!

IGUAL AO SEMÁFORO

E mais uma dica: as luzes-espia têm graduação de importância:

> VERDES e AZUIS: são apenas para indicar equipamentos ligados, tais como lanternas e faróis;

> AMARELAS: indicam problema em sistemas importantes, mas que não necessitam intervenção imediata, tais como sistema de injeção eletrônica de combustível;

> VERMELHAS: acusam falha grave, é necessário parar o veículo imediatamente e chamar socorro mecânico, os mais comuns ocorrem nos sistemas de lubrificação e de arrefecimento.

Veja mais dicas do Direção Legal

Sobre o Autor

Denis Freire de Almeida é jornalista formado pela PUC-SP, com 25 anos de experiência na área de automotiva. É idealizador do “Direção Legal” e já trabalhou em veículos como Rede Globo, Quatro Rodas, O Estado de S. Paulo, Record TV e Webmotors. É piloto de testes certificado pela Federação Paulista de Automobilismo desde 1999, além de instrutor de Direção Preventiva e Defensiva.

Sobre o Blog

A ideia do “Direção Legal” é salvar vidas. Você sabia que “cai um Boeing por dia” nas ruas e estradas brasileiras? Isso mesmo, são 104 vítimas fatais todos os dias -- uma a cada 13 minutos. A melhor forma de evitar a ampliação desse número alarmante é informar sobre os riscos ao volante e dar dicas práticas de como minimizá-los. O que nos motiva é que 94% dos acidentes poderiam e podem ser evitados, já que são causados por falha humana. Embarque com a gente nessa viagem.

Blog Direção Legal