Topo

Você gostaria que seu filho dirigisse como você?

Denis Freire de Almeida

11/05/2018 15h53

Crianças seguem exemplos. E, às vezes, são vítimas dele

Você gostaria que seu filho dirigisse como você? Essa é uma das perguntas com maior poder de reflexão que faço nas palestras de direção preventiva Brasil a fora. E se a resposta for não, é melhor mudar sua forma de se comportar ao volante.

É comprovado: nada tem mais impacto na formação do caráter de uma criança que o comportamento dos pais ou responsáveis. Mais do que seguir seus conselhos, eles vão imitar suas ações.

Aliás, o melhor momento para fazermos uma autorreflexão é justamente quando estamos dirigindo. Nenhuma outra situação é tão propícia para mostrarmos nossa verdadeira essência. Quando assumimos o volante, caem todas as "máscaras".

Quer conhecer bem uma pessoa?

E a explicação é simples: o motorista tem 100% do poder de decisão em suas mãos! E essa é uma das principais razões para o caos no trânsito, principalmente em países com baixo nível de escolaridade. É um "monte de chefe" querendo mostrar a todo custo quem manda mais…

É aquele tipo que acelera assim que você dá seta para mudar de faixa; que não respeita a distância lateral mínima de 1,5 metro para os ciclistas; e que jamais pensou em parar para um pedestre atravessar a rua. Na cabeça desses maus motoristas, gestos de gentileza significam fraqueza.

Nem precisamos ser tão mesquinhos para saber se é hora ou não de repensarmos o jeito de dirigir. Basta analisarmos o nosso humor enquanto dirigimos. Se você é um motorista mal-humorado ou até mesmo agressivo no trânsito, pode apostar: você é assim no trabalho e, principalmente em casa, com sua família.

Lembre-se: você é acima de tudo um exemplo para seus filhos e crianças que vivem ao seu redor. A escolha entre ser uma boa ou má referência está nas suas mãos.

Inscreva-se no 1º Congresso Online de Segurança no Trânsito. CLIQUE AQUI


Vídeo que viralizou há um bom tempo resume o poder de influência dos pais

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Você gostaria que seu filho dirigisse como você? - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Autor

Denis Freire de Almeida é jornalista formado pela PUC-SP, com 25 anos de experiência na área de automotiva. É idealizador do “Direção Legal” e já trabalhou em veículos como Rede Globo, Quatro Rodas, O Estado de S. Paulo, Record TV e Webmotors. É piloto de testes certificado pela Federação Paulista de Automobilismo desde 1999, além de instrutor de Direção Preventiva e Defensiva.

Sobre o Blog

A ideia do “Direção Legal” é salvar vidas. Você sabia que “cai um Boeing por dia” nas ruas e estradas brasileiras? Isso mesmo, são 104 vítimas fatais todos os dias -- uma a cada 13 minutos. A melhor forma de evitar a ampliação desse número alarmante é informar sobre os riscos ao volante e dar dicas práticas de como minimizá-los. O que nos motiva é que 94% dos acidentes poderiam e podem ser evitados, já que são causados por falha humana. Embarque com a gente nessa viagem.