Blog Direção Legal http://direcaolegal.blogosfera.uol.com.br A ideia do “Direção Legal” é salvar vidas Thu, 11 Jun 2020 18:51:02 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=4.7.2 Segurar o volante corretamente evita acidentes e dores no corpo http://direcaolegal.blogosfera.uol.com.br/2020/05/01/segurar-o-volante-corretamente-evita-acidentes-e-dores-no-corpo/ http://direcaolegal.blogosfera.uol.com.br/2020/05/01/segurar-o-volante-corretamente-evita-acidentes-e-dores-no-corpo/#respond Fri, 01 May 2020 07:00:13 +0000 http://direcaolegal.blogosfera.uol.com.br/?p=741

Como você segura o volante do seu carro quando está dirigindo? É um detalhe que pode fazer toda diferença em uma situação de emergência e até agravar os ferimentos em um eventual acidente.

Veja vídeos com dicas de Direção Preventiva

A maneira correta é sempre por fora do aro e com as mãos paralelas, como se fossem os ponteiros de um relógio na posição “14h45” (veja foto).

Não é por acaso que todos os comandos do volante e as borboletas de troca de marcha ficam ali posicionados…

Com as mãos paralelas, o motorista consegue fazer desvios de emergência com mais precisão, pois sempre sabe quando as rodas estão alinhadas (servem como ponto referencial instintivo).

NAS CURVAS

Para ter o “carro na mão” nas curvas, o recomendado é sempre empurrar o volante para cima com a mão oposta ao sentido da curva (para virar a esquerda, empurrar o volante com a mão direita – e não puxar para baixo com a mão esquerda).

O ato de empurrar faz com que o motorista tenha mais sensibilidade às reações do carro e aja mais rápido em caso de necessidade (percebe-se mais prontamente quando o carro começou a sair de traseira, por exemplo).

Um dos erros mais comuns é pegar o volante pelo lado de dentro nas curvas, o que chamamos de “ordenhar a vaca” (em alusão ao movimento de puxar o volante como se fosse uma teta leiteira…

PALMAS PARA BAIXO

Além de perder a sensibilidade fina em relação ao comportamento do carro, esse vício pode causar acidentes. Primeiro porque suas mãos podem limitar o giro ao bater no miolo do volante.

Além disso, quando o motorista pega o volante por dentro, seu braço fica no caminho do airbag (que abre a mais de 300 km/h).

Existem inúmeros relatos de fratura de braços por causa do acionamento do airbag, algo totalmente evitável se o motorista tivesse com a pegada correta pela lado de fora do aro.

Para evitar esse tipo de vício de direção, basta deixar as palmas das mãos sempre viradas para baixo…

COM AS DUAS MÃOS

Outra mania muito comum é o movimento de “enxugar pratos”, quando o motorista usa apenas uma das mãos para esterçar o volante.

Esse movimento é até aceitável durante manobras com o carro em baixíssimas velocidades, como no momento de se fazer uma baliza, por exemplo.

Mas nunca se deve fazer isso com o carro em velocidades acima de 10 km/h, pois há o risco de escapar a mão e causar acidentes.

Como se não bastasse, além de mais segura, a posição “14h45” também traz conforto para o corpo, pois distribui por igual a demanda física, evitando a sobrecarga as regiões dos braços e pescoço.

Veja vídeos com dicas de Direção Preventiva

 

VEJA MAIS
>> É proibido usar o pisca-alerta com o carro em movimento?
>> Veja os perigos dos acostamentos e como minimizar os riscos de acidentes
>> Afinal, os pneus do seu carro têm validade de 5 anos? Veja mitos e verdades

>> Economize! Veja se você usa o ar-condicionado do carro de forma errada
>> Veja cinco dicas para ultrapassar com segurança nas estradas

]]>
0
Cuidado ao abrir a porta do carro, você pode causar um atropelamento http://direcaolegal.blogosfera.uol.com.br/2020/04/24/cuidado-ao-abrir-a-porta-do-carro-voce-pode-causar-um-atropelamento/ http://direcaolegal.blogosfera.uol.com.br/2020/04/24/cuidado-ao-abrir-a-porta-do-carro-voce-pode-causar-um-atropelamento/#respond Fri, 24 Apr 2020 07:00:27 +0000 http://direcaolegal.blogosfera.uol.com.br/?p=732

Um tipo de acidente vem se tornando cada vez mais comum nas ruas brasileiras e, pasmem, ele acontece quando o carro já está parado!

Veja vídeos com dicas de Direção Preventiva

Ocorre quando motoristas e passageiros abrem as portas do veículo sem antes se certificarem de que não há ciclistas ou motociclistas se aproximando. E, ao abrirem as portas, provocam as colisões e as consequentes quedas. E pior: muitas vezes, as quedas são seguidas de atropelamentos.

O assunto é tão sério que, nos Países Baixos, é obrigatório abrir a porta do carro com a mão direita, durante os exames para tirar a CNH. Isso porque, ao usar a mão destra, o motorista tente a girar naturalmente o tronco, ampliando o campo de visão para se certificar de que não há ciclistas no entorno.

Vale lembrar que os Países Baixos são caracterizados pela grande malha de ciclovias, com uma frota de bicicletas maior que o número de habitantes (cerca de 18 milhões de bikes para 17,2 milhões de pessoas)!

“MOTOBOYS”

No Brasil, apesar do crescente números de ciclistas, as maiores vítimas desse tipo de acidente são os motociclistas.

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) inclusive trata do assunto no artigo 49.:

“O condutor e os passageiros não deverão abrir a porta do veículo, deixá-la aberta ou descer do veículo sem antes se certificarem de que isso não constitui perigo para eles e para outros usuários da via.

Parágrafo único. O embarque e o desembarque devem ocorrer sempre do lado da calçada, exceto para o condutor.”

Por isso, lembre-se sempre de olhar no retrovisor antes de abrir a porta do carro e experimente a “técnica holandesa” de puxar a maçaneta com a mão direita.

E ressaltando que todos os outros ocupantes do veículo são obrigados a desembarcar pelas portas do lado direito, o mesmo da calçada, aumentando a segurança.

Seja consciente no trânsito e evite dor de cabeça!

Veja vídeos com dicas de Direção Preventiva

VEJA MAIS
>> É proibido usar o pisca-alerta com o carro em movimento?
>> Veja os perigos dos acostamentos e como minimizar os riscos de acidentes
>> Afinal, os pneus do seu carro têm validade de 5 anos? Veja mitos e verdades

>> Economize! Veja se você usa o ar-condicionado do carro de forma errada
>> Veja cinco dicas para ultrapassar com segurança nas estradas

]]>
0
Veja como usar o freio do seu carro com segurança http://direcaolegal.blogosfera.uol.com.br/2020/04/17/veja-como-usar-o-freio-do-seu-carro-com-seguranca/ http://direcaolegal.blogosfera.uol.com.br/2020/04/17/veja-como-usar-o-freio-do-seu-carro-com-seguranca/#respond Fri, 17 Apr 2020 07:00:30 +0000 http://direcaolegal.blogosfera.uol.com.br/?p=717

Você já pegou carona com um amigo ou chamou um carro de aplicativo e logo de cara se deu conta de que o motorista dirigia muito mal? Saiba que seu julgamento, muito provavelmente, levou mais em conta o uso do freio do que o do volante.

Veja vídeos com dicas de Direção Preventiva

A percepção de um bom ou mau motorista está mais associada à quantidade de trancos (acelerações e frenagens bruscas), ou seja, no conforto e suavidade que transmite aos passageiros, do que na própria habilidade em manejar a direção.

Mas antes de dar algumas dicas para uma condução mais confortável, vamos falar sobre segurança. Há algumas regras de ouro para usar o freio corretamente. A primeira e mais importante é: procure frear somente em linha reta!

Claro que em uma situação de emergência no meio de uma curva, em que é necessário diminuir a velocidade, todo mundo vai enfiar o pé no freio…

FRENAGEM EQUILIBRADA

Mas tenha em mente que a frenagem mais eficiente e segura é quando o volante não está esterçado. É quando conseguimos equilibrar o peso do carro entre as duas rodas dianteiras, reduzindo as chances de derrapagens.

Basta ver o que fazem os pilotos de F-1 ou qualquer outro piloto de competição: eles freiam e reduzem as marchas em linha reta na aproximação de uma curva e, quando começam a esterçar o volante já estão acelerando.

Outra dica importante é evitar de usar o freio quando duas rodas estão em um piso com aderência diferente, por exemplo, como quando precisamos sair para o acostamento. Diminua a velocidade ainda na estrada, em linha reta, antes de ir para o asfalto mais sujo (e menos aderente) do acostamento.

TEM ABS?

É importantíssimo também saber se o seu carro é equipado com freios ABS, que evitam os bloqueios das rodas independentemente da força aplicada no pedal (sistema de segurança ativa obrigatório nos carros fabricados no Brasil desde 2014).

Nos cursos de direção defensiva ministrados em pista, ainda vejo muitos motoristas se assustarem com a vibração do pedal do freio quando o sistema ABS entra em ação (durante simulações de frenagens de emergência).

Ao se assustarem, aliviam a pressão do pedal e perdem eficiência na manobra, parando vários centímetros depois do local ideal. Esses centímetros a mais podem ser a diferença entre se acidentar ou não…

NÃO SE ASSUSTE!

Se o seu carro tem freios ABS e você nunca sentiu o sistema em ação, é recomendável fazer algumas frenagens de emergência para se familiarizar com o sistema.

Procure um lugar isolado e ambiente controlado (sem pedestres nem outros carros), com um piso de pouca aderência (de preferência uma estrada de terra). Acelere até 40 km/h e pise com toda força no pedal do freio. Você sentirá ele tremer até o carro parar totalmente: é o ABS pinçando os discos de freio intermitentemente para evitar o travamento das rodas.

Já para o trânsito urbano, a dica de conforto é justamente oposta: quando o carro está prestes a parar, alivie um pouco o pedal do freio e volte a pressioná-lo com a mesma intensidade de antes.

Essa simples aliviada no pedal, faz com que as constantes paradas fiquem bem mais suaves e você passe mais conforto e sensação de segurança para os passageiros do carro.

Veja vídeos com dicas de Direção Preventiva

VEJA MAIS
>> É proibido usar o pisca-alerta com o carro em movimento?
>> Veja os perigos dos acostamentos e como minimizar os riscos de acidentes
>> Afinal, os pneus do seu carro têm validade de 5 anos? Veja mitos e verdades

>> Economize! Veja se você usa o ar-condicionado do carro de forma errada
>> Veja cinco dicas para ultrapassar com segurança nas estradas

]]>
0
Chamo o SAMU, os bombeiros ou levo o paciente no meu carro ao hospital? http://direcaolegal.blogosfera.uol.com.br/2020/04/10/chamo-o-samu-os-bombeiros-ou-levo-o-paciente-no-meu-carro-ao-hospital/ http://direcaolegal.blogosfera.uol.com.br/2020/04/10/chamo-o-samu-os-bombeiros-ou-levo-o-paciente-no-meu-carro-ao-hospital/#respond Fri, 10 Apr 2020 07:00:10 +0000 http://direcaolegal.blogosfera.uol.com.br/?p=705

Em uma emergência, o que devo fazer? Chamo o SAMU (ligue 192), os Bombeiros (ligue 193) ou levo o paciente de carro para o hospital? Essa é uma dúvida pertinente e precisa ser bem esclarecida.

Veja vídeos com dicas de Direção Preventiva

Tenha em mente que levar um paciente em emergência médica por conta própria até o hospital é a última possibilidade a ser considerada. Procure sempre chamar em primeiro lugar os serviços especializados dos socorristas. Mas quando chamar o SAMU e quando chamar os Bombeiros?

LIGUE PARA O SAMU (192) QUANDO:
>> Dores no peito repentinas
>> Intoxicação ou envenenamento
>>
Queimaduras graves
>> Partos com risco de morte para mãe ou filho(a)
>> Queda acidental
>> Crises convulsivas
>> Atropelamentos
>> Desmaios
>> Hemorragias

LIGUE PARA OS BOMBEIROS (193) QUANDO:
>> Acidentes com pessoas presas nas ferragens
>> Incêndios
>> Tentativas de suicídio
>> 
Salvamentos aquáticos
>> Desabamentos
>> Deslizamentos
>> Choques elétricos
>> Quedas de altura
>> Vazamentos de gás

É sempre bom lembrar que não se deve tocar em vítimas com suspeita de fraturas, principalmente na coluna espinhal, pois há risco de agravamento das lesões, com possível secção da medula durante uma remoção inadequada.

Mas o que fazer em casos de emergências em que não dá tempo de esperar a chegada dos profissionais e que não envolvam suspeita de fratura na coluna?

Eu particularmente já levei duas pessoas em estado grave até o hospital com meu próprio carro. A primeira delas foi o ex-preparador físico do São Paulo, Altair Ramos, vítima de um raio no Centro de Treinamento do tricolor paulista, em 29 de fevereiro de 1996.

Lembro de vê-lo caindo no campo, após um grande estrondo. Enquanto ele recebia os primeiros-socorros, fui buscar meu carro para seguir a ambulância. Para minha surpresa, não havia ambulância e eu fui o primeiro a chegar ao local de saída do campo.

Meu VW Gol virou ambulância, com o zagueiro Sorley fazendo respiração boca-a-boca em Altair no banco de trás, enquanto o também zagueiro Gilmar ia abrindo caminho com seus berros pela janela do banco da frente, na avenida Marquês de São Vicente-SP.

O raio caiu às 16h. Quatorze minutos depois, Altair deu entrada no hospital São Camilo e se recuperou sem sequelas!

A outra pessoa que socorri foi minha saudosa avó paterna, Maria dos Anjos, depois de sofrer um AVC em casa, em 2000. Foram os dez minutos mais angustiantes da minha vida de motorista.

Mesmo angustiado, porém, você não pode perder a noção dos riscos do trânsito. Apesar de estar em uma emergência, querendo chegar o quanto antes ao hospital, você não deve piorar o que já está ruim…

DICAS PARA LEVAR UM PACIENTE EMERGENCIAL:
>> Prenda a vítima no cinto de segurança
>> Ligue o pisca-alerta e deixe-o ligado até chegar ao hospital
>> Use a buzina para alertar os outros da situação anormal
>> Evite usar a buzina nas proximidades do hospital
>> Alterne os faróis, piscando entre luzes alta e baixa
>> Use os corredores de ônibus para fugir do trânsito
>> Procure não ultrapassar os limites de velocidades das vias (se precisar, faça com parcimônia)
>> Caso encontre alguma viatura policial, peça para abrirem caminho e siga-a

Sim, as infrações de trânsito serão registradas e você receberá todas em sua casa. Porém, existe jurisprudência para a anulação das mesmas caso seja comprovada na Justiça a condição emergencial do traslado do paciente. Por isso, guarde uma cópia da guia de internação para justificar seus atos.

Relembrando: a prioridade é chamar SAMU (192) ou Bombeiros (193). Caso você precise levar um paciente emergencial, esteja sempre consciente de suas manobras, pois os riscos de acidentes nessa situação aumentam exponencialmente.

Veja vídeos com dicas de Direção Preventiva

 

VEJA TAMBÉM
>> É proibido usar o pisca-alerta com o carro em movimento?
>> Veja os perigos dos acostamentos e como minimizar os riscos de acidentes
>> Afinal, os pneus do seu carro têm validade de 5 anos? Veja mitos e verdades

>> Economize! Veja se você usa o ar-condicionado do carro de forma errada
>> Veja cinco dicas para ultrapassar com segurança nas estradas

]]>
0
Cuidado com as crianças, não deixe seu carro destravado na quarentena http://direcaolegal.blogosfera.uol.com.br/2020/04/03/cuidado-com-as-criancas-nao-deixe-seu-carro-destravado-na-quarentena/ http://direcaolegal.blogosfera.uol.com.br/2020/04/03/cuidado-com-as-criancas-nao-deixe-seu-carro-destravado-na-quarentena/#respond Fri, 03 Apr 2020 07:00:59 +0000 http://direcaolegal.blogosfera.uol.com.br/?p=691

Um carro estacionado com as portas destravadas parece indefeso, mas esconde várias armadilhas para as crianças. E o risco aumenta em época de quarentena, na qual o tédio e a impaciência, muitas vezes, podem aguçar nos pequenos o comportamento explorador de novidades…

Veja vídeos com dicas de Direção Preventiva

Muito cuidado para não se esquecer de travar as portas do seu carro, principalmente se você mora em casa com acesso ao veículo facilitado.

Veja alguns dos riscos para as crianças:

>> Se prender no porta-malas (queimaduras e hipertermia);
>> Soltar o freio de mão (acidentes e atropelamentos);
>> Enroscar o pescoço nos cintos de segurança (asfixia);
>> Fechar o vidro nos dedos ou pescoço (ferimentos e asfixia);
>> Fechar as portas no dedos ou membros (fraturas);
>> Acionar o isqueiro elétrico (queimaduras e incêndio);
>> Engolir moedas (asfixia);
>> Acionar o controle do portão (atropelamentos, fuga de PETs e abordagem criminosa);

Existem vários outros riscos à vida das crianças, mas o que você precisa saber é o quão perigoso um simples carro parado pode representar para elas!

Para amenizar os riscos, vale ressaltar que carro não é brinquedo. Desencoraje qualquer brincadeira física que tenha o veículo como objeto principal.

Não se esqueça de sempre travar as portas e mantenha a chave fora do alcance das crianças. Boa quarentena, muita saúde e consciência a todos nós!

Veja vídeos com dicas de Direção Preventiva

 

VEJA TAMBÉM
>> É proibido usar o pisca-alerta com o carro em movimento?
>> Veja os perigos dos acostamentos e como minimizar os riscos de acidentes
>> Afinal, os pneus do seu carro têm validade de 5 anos? Veja mitos e verdades

>> Economize! Veja se você usa o ar-condicionado do carro de forma errada
>> Veja cinco dicas para ultrapassar com segurança nas estradas

]]>
0
Afinal: é proibido usar o pisca-alerta com o carro em movimento? http://direcaolegal.blogosfera.uol.com.br/2020/03/27/afinal-e-proibido-usar-o-pisca-alerta-com-o-carro-em-movimento/ http://direcaolegal.blogosfera.uol.com.br/2020/03/27/afinal-e-proibido-usar-o-pisca-alerta-com-o-carro-em-movimento/#respond Fri, 27 Mar 2020 07:00:47 +0000 http://direcaolegal.blogosfera.uol.com.br/?p=679

Você usa o pisca-alerta quando está na estrada e começa a chover torrencialmente ou quando se encontra sob forte nevoeiro? Essa prática aumenta a visibilidade e a segurança de todos ou, pelo contrário, acaba confundindo os outros motoristas? Afinal: é proibido usar o pisca-alerta com o carro em movimento?

Veja vídeos com dicas de Direção Preventiva

Vou logo respondendo a última pergunta: não é proibido, mas também não é recomendado… Toda essa confusão é resultante da proibição do uso em movimento na lei antiga e da falta de clareza do atual Código de Trânsito Brasileiro (CTB), de 1998, que no Artigo 40, Parágrafo V (cinco), traz a seguinte redação:

“Art. 40. O uso de luzes em veículo obedecerá às seguintes determinações:

V – O condutor utilizará o pisca-alerta nas seguintes situações:
a) em imobilizações ou situações de emergência;
b) quando a regulamentação da via assim o determinar;”

Como você pode perceber, o item “a)” fala em imobilizações, mas também situações de emergência. Sendo assim, se você achar que uma chuva torrencial ou um forte nevoeiro são situações de emergência, você não estará infringindo a lei.

Dependendo da interpretação do agente de trânsito ou policial rodoviário, você pode até levar uma multa – considerada média (4 pontos na CNH) -, mas se recorrer tem boas chances de anular o auto de infração. Tudo isso porque a lei está mal redigida e abre muitas brechas para interpretações…

Mas na prática da Direção Preventiva, quando é recomendado usar o pisca-alerta? Em cinco ocasiões:

>> Intenção de parada iminente;
>> Com o veículo totalmente parado;
>> Com o veículo avariado, rodando em velocidade reduzida (só até encontrar local seguro para receber socorro);
>> Com algum passageiro precisando de socorro médico;
>> Em agradecimento a alguma gentileza recebida (apenas uma piscada);

O uso de intenção de parada iminente, serve para aquelas ocasiões em que o trânsito logo à frente está parado ou parando de forma abrupta e ainda quando você vai parar para algum pedestre atravessar, por exemplo. Você alerta os motoristas que vêm atrás da sua intenção de parada.

O uso do pisca-alerta com o carro em movimento durante chuvas ou nevoeiros fortes não é recomendado, pois confundem os outros motoristas, que interpretam o alerta como uma provável parada do trânsito. Isso pode forçar frenagens emergenciais desnecessárias e ocasionar derrapagens e até engavetamentos.

Nessas ocasiões de pouca visibilidade, o ideal é ligar a luz de neblina/chuva (luz vermelha mais potente, que acende nas lanternas traseiras) e ainda os faróis de neblina. Evite usar farol alto, pois o facho de luz na chuva ou na neblina ofusca a visão do motorista, prejudicando a visibilidade.

Já o uso do equipamento para agradecer alguma gentileza vem ganhando adeptos nos últimos tempos. É quase que um uso coloquial do pisca-alerta, quando você pisca as luzes apenas uma vez. Pode parecer um gesto inocente, mas ele mostra que os motoristas e a sociedade vêm ganhando consciência.

E, em época de covid-19, nunca é demais lembrar: acidentes de trânsito são a pandemia que mais mata no mundo. Lembre-se disso quando você sair da quarentena…

Veja vídeos com dicas de Direção Preventiva

 

VEJA TAMBÉM
>> Veja os perigos dos acostamentos e como minimizar os riscos de acidentes
>> Afinal, os pneus do seu carro têm validade de 5 anos? Veja mitos e verdades

>> Economize! Veja se você usa o ar-condicionado do carro de forma errada
>> Veja cinco dicas para ultrapassar com segurança nas estradas

]]>
0
Veja os perigos dos acostamentos e como minimizar os riscos de acidentes http://direcaolegal.blogosfera.uol.com.br/2020/03/20/veja-os-perigos-dos-acostamentos-e-como-minimizar-os-riscos-de-acidentes/ http://direcaolegal.blogosfera.uol.com.br/2020/03/20/veja-os-perigos-dos-acostamentos-e-como-minimizar-os-riscos-de-acidentes/#respond Fri, 20 Mar 2020 07:00:34 +0000 http://direcaolegal.blogosfera.uol.com.br/?p=667

Parar no acostamento para fazer xixi, atender o celular, pegar algo no porta-malas ou simplesmente usar como ponto de encontro, antes de uma viagem em comboio. Essas são algumas das várias funções extras que muitos motoristas ainda dão para a área reservada apenas para emergências. E sabe por quê? Porque eles não fazem a mínima ideia do risco que é ficar parado no acostamento…

Veja vídeos com dicas de Direção Preventiva

Segundo dados da Concessionária CCR NovaDutra, entre 1º de janeiro e 30 de setembro do ano passado, foram registrados 651 acidentes relacionados à parada no acostamento e registrados oito atropelamentos. No mesmo período de 2018, foram 649 acidentes e dez atropelamentos. No Estado de São Paulo, a cada 5 dias, em média, morre uma pessoa vítima de acidentes no acostamento.

Portanto, saiba que é FALSA aquela sensação de segurança que muitos ainda sentem quando param no acostamento. Evite ao máximo parar ao lado da pista, faça-o somente em casos de extrema emergência, como pane mecânica, elétrica ou necessidades médicas. Caso contrário, prefira parar nos pontos de apoio ao usuário, postos de gasolina e até nas bases da Polícia Rodoviária.

Caso a parada emergencial seja inevitável, veja algumas dicas para diminuir o risco de acidentes:

>> Diminua consideravelmente a velocidade antes de ir para o acostamento, pois pode haver desnível entre as pistas, além de muita sujeira e menor aderência na faixa auxiliar, podendo causar perda de controle;

>> Nunca freie com duas rodas na pista de rodagem e as outras duas no acostamento. A diferença de aderência pode causar uma derrapagem e, em casos mais graves, capotamento;

>> Se puder escolher, evite parar no meio de curvas ou logo após delas, pois o campo de visão é menor e aumenta o risco de atropelamentos e batidas:

>> Tente evitar parar em descidas, pois a velocidade dos caminhões nesses trechos é maior. Prefira as subidas;

>> Analise o entorno e veja o risco de acidentes ou assaltos antes de estacionar por problemas menos graves, como um pneu furado. Muitas vezes é melhor perder um pneu e uma roda, do que colocar a vida em jogo. Se achar necessário, ande devagar com o pneu furado mesmo até encontrar um lugar seguro para realizar a troca;

>> A iniciar a manobra de ir para o acostamento, ligue o pisca-alerta e deixe-o ligado o tempo todo da parada emergencial;

>> Tenha sempre o número de emergência da Concessionária responsável pela estrada em que você está. Acione o socorro assim que parar o carro;

>> Tire todos os ocupantes do veículo e oriente-os a ficar cerca de 20 metros à frente do local e, de preferência, atrás do guard rail (defensa metálica). Jamais fique atrás do carro!

>> Se houver árvores no local, utilize-as como uma barreira de proteção adicional, ficando atrás delas. Cuidado com insetos e, principalmente, formigueiros.

>> Atenção redobrada com crianças e animais de estimação. Cuidado para eles não saírem correndo em direção à estrada;

>> Caso seja impossível desembarcar os ocupantes, mantenha-os com os cintos de segurança afivelados;

>> Posicione o triângulo de sinalização a uma distância mínima de 30 metros do carro. Muito cuidado nessa hora, prefira caminhar por trás do guard rail;

>> Nunca dê as costas para o fluxo de veículos. Lembre-se que existem motoristas que usam o acostamento como pista!;

É sempre bom lembrar que a manutenção preventiva é o melhor jeito de diminuir as chances de haver panes emergenciais na estrada. Isso inclui, acima de tudo, a calibragem correta do pneus antes de viajar. E nunca se esqueça: o acostamento é um dos lugares mais perigosos da estrada!

Veja vídeos com dicas de Direção Preventiva

 

VEJA TAMBÉM

>> Afinal, os pneus do seu carro têm validade de 5 anos? Veja mitos e verdades
>> Economize! Veja se você usa o ar-condicionado do carro de forma errada
>> Veja cinco dicas para ultrapassar com segurança nas estradas

]]>
0
Afinal, os pneus do seu carro têm validade de 5 anos? Veja mitos e verdades http://direcaolegal.blogosfera.uol.com.br/2020/03/13/afinal-o-pneu-do-seu-carro-tem-data-de-validade-veja-mitos-e-verdades/ http://direcaolegal.blogosfera.uol.com.br/2020/03/13/afinal-o-pneu-do-seu-carro-tem-data-de-validade-veja-mitos-e-verdades/#respond Fri, 13 Mar 2020 07:00:00 +0000 http://direcaolegal.blogosfera.uol.com.br/?p=652

Prazo de validade dos pneus é um assunto polêmico e gera muitas dúvidas. Veja como identificar a data de fabricação e evitar riscos desnecessários na hora de comprar o produto para o seu carro, além de saber se os pneus atuais ainda são seguros.

Veja vídeos com dicas de Direção Preventiva

Saiba que, por lei, não há prazo de validade para os pneus. O que existe é a obrigatoriedade de garantia do fabricante por 5 anos desde a data da compra (ou da fabricação, na ausência do comprovante fiscal da compra).

Então não há data de validade? Não! Mas eu não compro pneus novos com mais de três anos de fabricação…

DATA DE FABRICAÇÃO

Antes de tudo, porém, vou explicar como saber quando um pneu foi fabricado. Procure nas bandas laterais a sigla DOT (Department of Transportation): os quatro últimos números da sequência (geralmente destacados por uma moldura) indicam a semana e o ano de fabricação.

O pneu da foto (acima), com a terminação do DOT 1119, foi fabricado na 11ª semana de 2019 e tem garantia de fábrica até a 11ª de 2024 (caso não haja comprovante da data de compra). O mesmo vale para os pneus remoldados.

FIQUE DE OLHO

A maioria dos fabricantes recomenda inspeção anual dos pneus por especialistas, a partir do quinto ano de fabricação, e alguns deles são categóricos ao não recomendar o uso de pneus com mais de dez anos de fabricação.

Mas por que não há data de validade no pneu? Porque a durabilidade do produto depende de vários fatores como armazenamento, uso, calibragem, tipo de piso, quantidade de buracos e temperatura, entre outros.

Todas essas variáveis podem encurtar ou prolongar a vida dos componentes do pneu, como borracha, nylon, lona, cinta de aço, talas de aço…

5 ANOS DE GARANTIA

Mas o fato é que, se os fabricantes dão 5 anos de garantia, é certo que após esse período os componentes começam a se degradar de forma mais acentuada.

Um dos indicativos de que está na hora de trocar o pneu é o aparecimento de pequenas rachaduras na borracha, sinal de que o material está ressecado e já perdeu suas propriedades originais como flexibilidade e aderência.

É um pneu mais propício a furos, cortes e bolhas, além de ter menos aderência nas curvas e poder de frenagem.

Em resumo: fique atento ao DOT dos pneus atuais do seu carro e também quando for trocá-los. Na dúvida, por mais que não tenha validade, não arrisque a andar em pneus com mais de 5 anos. Precaução nunca é demais!

Veja vídeos com dicas de Direção Preventiva

]]>
0
Vale a pena comprar pneus remold para seu carro? Veja prós e contras http://direcaolegal.blogosfera.uol.com.br/2020/03/06/vale-a-pena-comprar-pneus-remold-para-seu-carro-veja-pros-e-contras/ http://direcaolegal.blogosfera.uol.com.br/2020/03/06/vale-a-pena-comprar-pneus-remold-para-seu-carro-veja-pros-e-contras/#respond Fri, 06 Mar 2020 07:00:56 +0000 http://direcaolegal.blogosfera.uol.com.br/?p=641

Você sabe o que é um pneu remold (remoldado)? É um pneu que reaproveita a carcaça de outro já usado, que seria descartada, mas que recebe uma camada externa de borracha. Com isso, ganha uma nova banda de rodagem e flancos.

Veja vídeos com dicas de Direção Preventiva

Ou seja, é um pneu careca que fica com aparência e características de novo. Para identificar esse tipo de pneu, basta procurar a palavra “REMOLDADO” impressa na lateral. Mas será que vale a pena comprar um pneu remold? Veja prós e contras:

PRÓS
>> Custa, em média, a metade de um pneu novo;
>> Poupa o meio-ambiente de receber ainda mais quantidade de carcaças de pneus;
>> Exige menos energia elétrica e recursos naturais na produção;

CONTRAS
>> Dura, em média, 30% menos que um pneu novo;
>> É mais suscetível a bolhas e cortes;
>> Tem nível de ruído maior;
>> É mais difícil e, por vezes, impossível de ser alinhado e/ou balanceado com precisão;
>> Pode apresentar diferenças de peso e largura em um mesmo modelo, por usar carcaças diferentes;

O maior problema dos pneus remolds é a ausência de informações sobre a carcaça utilizada. No Brasil, não é obrigatória a impressão dos dados do fabricante na nova cobertura de borracha (diferentemente do que acontece na Europa).

DATA DE FABRICAÇÃO

Isso impede que o consumidor saiba, por exemplo, a data de fabricação da carcaça original. Um pneu novo tem garantia de fábrica de 5 anos. Após esse período, a borracha do pneu já começa a apresentar sinais de ressecamento.

Além disso, é impossível saber o histórico e as condições de uso da carcaça anterior? Ela pegou muitos buracos? Andou sempre com a calibragem correta? Está com a cinta de aço interna em perfeitas condições?

Você não acha que são muitas perguntas sem respostas? Se você achar que vale a economia e os ganhos ecológicos da fabricação, fique à vontade. O Inmetro garante a qualidade dos pneus remolds.

ESCOLHAS

Mesmo assim, prefiro economizar em alguma outra coisa, parcelar em várias vezes e comprar pneus novos. Minha família e eu só andamos sobre pneus originais e sempre calibrados. Essa é a minha escolha. Qual é a sua?

Veja vídeos com dicas de Direção Preventiva

]]>
0
Quatro amigas morrem em acidente de carro em SC. E agora? http://direcaolegal.blogosfera.uol.com.br/2020/02/28/quatro-amigas-morrem-em-acidente-de-carro-em-sc-e-agora/ http://direcaolegal.blogosfera.uol.com.br/2020/02/28/quatro-amigas-morrem-em-acidente-de-carro-em-sc-e-agora/#respond Fri, 28 Feb 2020 07:00:17 +0000 http://direcaolegal.blogosfera.uol.com.br/?p=629

A notícia da morte de quatro amigas em um acidente de carro em SC foi uma das mais lidas do UOL de ontem (27), basta ver o grande número de comentários ao final da reportagem.

Veja vídeos com dicas de Direção Preventiva

Eram jovens de 25 e 26 anos, com carreiras proeminentes e cheias de planos, que tiveram as vidas interrompidas em uma das muitas curvas da BR-202, na serra catarinense, na volta do feriado de Carnaval, após uma batida frontal.

Esse tipo de acidente, quando envolve um grupo de jovens, famílias inteiras ou algum famoso, sempre causa comoção. Mas ela é apenas momentânea!

Se eu não voltasse a falar sobre o acidente, muitos nem lembrariam mais. Isso apenas um dia depois! Muitos, menos os familiares… Esses jamais esquecerão o acontecido na noite chuvosa de 26 de fevereiro de 2020. E agora? Só resta lamentar!

Quem já perdeu alguém querido no trânsito, sabe a dor que é. Mas depois que acontece, não tem volta… Daí a importância da direção preventiva, de se ter consciência dos riscos que é andar a mais de 60 km/h.

Sabe o que é mais doído para quem trabalha com conscientização no trânsito? É entender que acidentes como o que ceifou as vidas da Bruna Silvestro, Paloma Corrêa, Ana Caroline Basso e Bruna dos Santos poderiam ter sido evitados.

É saber que 95% das pessoas que morrem em nossas ruas e estradas poderiam continuar vivas, pois foram vítimas de falhas humanas…

É saber que todo mês é como se caíssem as duas torres gêmeas do maior atentado terrorista dos EUA, só nas ruas brasileiras…

É saber que os governantes não tomam atitudes mais eficazes contra a violência no trânsito desde sempre, porque qualquer medida nesse sentido é antipopular e resulta em perda de votos…

É saber que em pleno século 21, votos ainda são mais importantes que vidas…

Veja vídeos com dicas de Direção Preventiva

]]>
0