Topo

Direção Legal

Sortear R$ 300 mil entre bons motoristas parece boa ideia; será mesmo?

Denis Freire de Almeida

28/02/2018 13h51

A notícia de que a Prefeitura de São Paulo está em fase final para viabilizar um projeto que irá sortear R$ 300 mil entre os motoristas que ficarem um ano sem levar multa causou rebuliço na internet. Em primeiro momento, parece boa ideia… Mas, não é!

Na verdade, é uma inversão de valores e um desserviço para aqueles que se preocupam com a conscientização do trânsito, como é o caso deste blog.

Particularmente, fui criado com a máxima "não fez mais que a sua obrigação". Quando tirava notas boas na escola, não ganhava prêmio; mas, quando ia mal, corria o risco de ficar de castigo. Uso a mesma máxima para meus quatro filhos.

Eles têm de estudar para construir seus próprios sensos críticos, ter carreiras menos tortuosas, tentar fazer a diferença na sociedade e buscar um lugar ao sol. Enfim, para serem felizes. Não para trocar de carro ou ganhar uma bicicleta nova.

Já os motoristas, têm de dirigir sem levar multa porque é mais seguro, porque o trânsito brasileiro é um dos que mais matam no mundo e, dessa forma, eles estarão se expondo a menos riscos. Porque beber, dirigir e matar é crime, não é acidente. Porque a cada dois minutos um brasileiro fica com sequelas graves para o resto da vida e, a cada 13 min, uma pessoa morre no trânsito do nosso país! Não faltam argumentos.

Desde quando me tornei pai, no dia 9 de abril de 1995, uma das coisas que mais me aterroriza é a possibilidade da inversão do curso natural da vida. Em palavras práticas, enterrar um filho. Pois o trânsito é a principal causa de morte de jovens no Brasil.

Ah, mas a indústria da multa é revoltante. Tem muito radar espalhado, há pegadinhas de variação de velocidades para induzir os motoristas ao erro e, assim, angariar fundos para as prefeituras. Mas o trânsito só vai melhorar quando três pilares funcionarem: rigidez nas leis/fiscalização (multas), engenharia (vias seguras) e educação (campanhas de conscientização).

O problema é que os governantes, por enquanto, só focam no primeiro deles: o único que gera receitas. Os outros dois exigem investimentos e só trazem retorno no médio/longo prazo. O que para a maioria dos nossos políticos, é muito tempo e não serve de plataforma para a reeleição ou voos maiores na carreira pública.

Mesmo com tantos problemas, posso garantir que a nossa fiscalização ainda é bem menos eficiente do que as aplicadas no exterior. Não são raros os episódios de brasileiros que levam multas em viagens. E aí, será que eles também têm a indústria das multas lá fora? Ou simplesmente fiscalizam o trânsito em prol da segurança e do bem-estar coletivo?

Ah, mas a educação lá fora é outra… É verdade, mas vale lembrar que metade da população de Toronto, por exemplo, é estrangeira, com destaque para chineses, indianos e brasileiros. Passou da hora de nós revermos nossos conceitos em relação aos perigos no trânsito…

Sobre o Autor

Denis Freire de Almeida é jornalista formado pela PUC-SP, com 25 anos de experiência na área de automotiva. É idealizador do “Direção Legal” e já trabalhou em veículos como Rede Globo, Quatro Rodas, O Estado de S. Paulo, Record TV e Webmotors. É piloto de testes certificado pela Federação Paulista de Automobilismo desde 1999, além de instrutor de Direção Preventiva e Defensiva.

Sobre o Blog

A ideia do “Direção Legal” é salvar vidas. Você sabia que “cai um Boeing por dia” nas ruas e estradas brasileiras? Isso mesmo, são 104 vítimas fatais todos os dias -- uma a cada 13 minutos. A melhor forma de evitar a ampliação desse número alarmante é informar sobre os riscos ao volante e dar dicas práticas de como minimizá-los. O que nos motiva é que 94% dos acidentes poderiam e podem ser evitados, já que são causados por falha humana. Embarque com a gente nessa viagem.