PUBLICIDADE
Topo

Cuidado ao abrir a porta do carro, você pode causar um atropelamento

Denis Freire de Almeida

24/04/2020 04h00

Um tipo de acidente vem se tornando cada vez mais comum nas ruas brasileiras e, pasmem, ele acontece quando o carro já está parado!

Veja vídeos com dicas de Direção Preventiva

Ocorre quando motoristas e passageiros abrem as portas do veículo sem antes se certificarem de que não há ciclistas ou motociclistas se aproximando. E, ao abrirem as portas, provocam as colisões e as consequentes quedas. E pior: muitas vezes, as quedas são seguidas de atropelamentos.

O assunto é tão sério que, nos Países Baixos, é obrigatório abrir a porta do carro com a mão direita, durante os exames para tirar a CNH. Isso porque, ao usar a mão destra, o motorista tente a girar naturalmente o tronco, ampliando o campo de visão para se certificar de que não há ciclistas no entorno.

Vale lembrar que os Países Baixos são caracterizados pela grande malha de ciclovias, com uma frota de bicicletas maior que o número de habitantes (cerca de 18 milhões de bikes para 17,2 milhões de pessoas)!

"MOTOBOYS"

No Brasil, apesar do crescente números de ciclistas, as maiores vítimas desse tipo de acidente são os motociclistas.

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) inclusive trata do assunto no artigo 49.:

"O condutor e os passageiros não deverão abrir a porta do veículo, deixá-la aberta ou descer do veículo sem antes se certificarem de que isso não constitui perigo para eles e para outros usuários da via.

Parágrafo único. O embarque e o desembarque devem ocorrer sempre do lado da calçada, exceto para o condutor."

Por isso, lembre-se sempre de olhar no retrovisor antes de abrir a porta do carro e experimente a "técnica holandesa" de puxar a maçaneta com a mão direita.

E ressaltando que todos os outros ocupantes do veículo são obrigados a desembarcar pelas portas do lado direito, o mesmo da calçada, aumentando a segurança.

Seja consciente no trânsito e evite dor de cabeça!

Veja vídeos com dicas de Direção Preventiva

VEJA MAIS
>> É proibido usar o pisca-alerta com o carro em movimento?
>> Veja os perigos dos acostamentos e como minimizar os riscos de acidentes
>> Afinal, os pneus do seu carro têm validade de 5 anos? Veja mitos e verdades

>> Economize! Veja se você usa o ar-condicionado do carro de forma errada
>> Veja cinco dicas para ultrapassar com segurança nas estradas

Sobre o Autor

Denis Freire de Almeida é jornalista formado pela PUC-SP, com 25 anos de experiência na área de automotiva. É idealizador do “Direção Legal” e já trabalhou em veículos como Rede Globo, Quatro Rodas, O Estado de S. Paulo, Record TV e Webmotors. É piloto de testes certificado pela Federação Paulista de Automobilismo desde 1999, além de instrutor de Direção Preventiva e Defensiva.

Sobre o Blog

A ideia do “Direção Legal” é salvar vidas. Você sabia que “cai um Boeing por dia” nas ruas e estradas brasileiras? Isso mesmo, são 104 vítimas fatais todos os dias -- uma a cada 13 minutos. A melhor forma de evitar a ampliação desse número alarmante é informar sobre os riscos ao volante e dar dicas práticas de como minimizá-los. O que nos motiva é que 94% dos acidentes poderiam e podem ser evitados, já que são causados por falha humana. Embarque com a gente nessa viagem.