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Veja o que fazer se for pego por uma enchente no meio do trânsito

Denis Freire de Almeida

07/02/2020 04h00

As pancadas de chuva são comuns no verão e frequentemente causam alagamentos nas cidades cada vez mais impermeabilizadas por asfalto e concreto. Mas o que fazer se você for pego por uma enchente o meio do trânsito?

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Preste muita atenção à velocidade com que sobe o nível de água e use o conjunto roda/pneu dos outros carros como parâmetro para fazer essa avaliação.

Enquanto o nível de água não ultrapassar o meio da roda de um carro de passeio comum, a situação é de pequeno risco. Lembrando que sempre há risco ao dirigir um veículo por áreas alagadas, já que é um "voo cego", pois não é possível ver o piso.

BUEIROS ABERTOS

Muitas vezes nas enchentes, as tampas dos bueiros saem do lugar com a pressão da água. Há o risco de a roda cair em um deles ou ainda em qualquer outro buraco que por ventura já exista no deplorável asfalto das cidades brasileiras.

Se o nível de água subir mais e cobrir toda a roda, é a situação limite para ainda tentar atravessar uma área alagada.

Mas lembre-se que só em casos de extrema necessidade, pois nunca é recomendável se arriscar nessa situação.

O melhor é encontrar um lugar elevado, estacionar o carro lá, esperar a pancada de chuva terminar e o nível de água baixar.

VEJA DICAS

Mas se você não tiver opções e tiver mesmo de atravessar o alagamento, veja o que fazer:

>> Engate a primeira marcha e, se for um modelo automático, tire-o da posição D e trave-o na 1ª ou L;

>> Use velocidade baixa e aceleração constante, por volta dos 2.500 rpm;

>> Evite causar uma onda na água, diminuindo os riscos de entrar água no motor;

>> Use os postes como guia para acompanhar o trajeto da rua;

>> Se o motor morrer no meio da travessia, nunca, jamais tente ligá-lo novamente, pois os danos serão potencializados;

>> Ao sair da área alagada, acione os freios para "enxugar" o sistema e ver se tudo está funcionando bem;

>> Faça uma revisão completa no veículo o quanto antes para checar se não houve danos.

NÃO SE ARRISQUE

Mas se a água subiu muito rápido e encobriu todo o conjunto roda/pneu e continua subindo, atravessar o local dirigindo não é mais opção.

A água já começou a afetar os módulos eletrônicos do veículo. O foco deixa de ser preservar o bem material e passa a ser evitar riscos à vida.

A primeira providência é abrir as portas e os vidros para deixar a água entrar no veículo e evitar que ele boie.

A água servirá como âncora e você terá um lugar firme para se proteger. Não tente sair andando ou nadando no desespero!

Suba no teto do veículo e espere a água baixar. Mantenha a calma e lembre-se que alagamentos em áreas urbanas de grande movimento, dificilmente cobrem o teto dos automóveis.

Procure sempre analisar a situação com consciência, evitando tomar decisões precipitadas ou, pior, seguir as decisões equivocadas de outros motoristas. Na dúvida, não vá!

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Sobre o Autor

Denis Freire de Almeida é jornalista formado pela PUC-SP, com 25 anos de experiência na área de automotiva. É idealizador do “Direção Legal” e já trabalhou em veículos como Rede Globo, Quatro Rodas, O Estado de S. Paulo, Record TV e Webmotors. É piloto de testes certificado pela Federação Paulista de Automobilismo desde 1999, além de instrutor de Direção Preventiva e Defensiva.

Sobre o Blog

A ideia do “Direção Legal” é salvar vidas. Você sabia que “cai um Boeing por dia” nas ruas e estradas brasileiras? Isso mesmo, são 104 vítimas fatais todos os dias -- uma a cada 13 minutos. A melhor forma de evitar a ampliação desse número alarmante é informar sobre os riscos ao volante e dar dicas práticas de como minimizá-los. O que nos motiva é que 94% dos acidentes poderiam e podem ser evitados, já que são causados por falha humana. Embarque com a gente nessa viagem.