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Carro autônomo: você deixaria sua família aos cuidados de um computador?

Denis Freire de Almeida

21/03/2018 12h57

Especialistas e entusiastas de tecnologia adoram bradar aos quatro ventos que os carros autônomos estão mais próximos do que você imagina. Mas não estão… E o motivo não é o acidente com o SUV autônomo da Uber, que atropelou fatalmente uma ciclista no Texas (EUA), na segunda (19).

Poderia elencar várias razões para a massificação do transporte autônomo ainda estar bem distante. Mas vou destacar apenas duas: legislativa (quem será responsabilizado em caso de acidentes?) e emocional (você deixaria a vida da sua família nas mãos de um computador?).

Antes de mais nada, vale ressaltar que 94% dos acidentes de trânsito – que matam 104 pessoas por dia no Brasil – são causados por falha humana. Ou seja, o transporte autônomo é mais seguro e vai reduzir exponencialmente o número de vítimas. Mas como vimos no caso do carro da UBER, não fará milagres…

De quem é a culpa?

Voltemos à questão legislativa. Quem responderá nas esferas civil e criminal em casos de acidentes? Nenhum país do mundo definiu essa questão, mesmo porque ela é extremamente complexa e controversa. A responsabilidade recairá na montadora ou desenvolvedora do carro? Na empresa que criou o software, que "de pau" no momento do acidente, ou ainda no fabricante dos sensores que falharam em detectar o pedestre à frente?

Dificilmente uma empresa assumirá esse ônus, que é bem alto e extremamente perigoso para as finanças corporativas. Imagina o estrago que um acidente pode causar às ações de uma empresa negociadas na Bolsa de Valores – pena que a UBER ainda não fez o IPO (Initial Public Offering) para termos números reais de comparação.

Como sempre, a tendência é que a responsabilidade recaia sobre o elo mais fraco da corrente. No caso, nós consumidores… O mais provável é que, ao comprar um carro autônomo no futuro, o proprietário assinará um termo de responsabilidade civil e criminal em relação ao veículo.

Algo como hoje acontece em casos envolvendo animais de estimação. Se o seu cachorro morder alguém, você é responsabilizado por isso. Mas em um carro autônomo todos são passageiros e, como tais, não podem ser responsabilizados por acidentes… Falei que o tema era controverso…

Sistemas também falham

Outro detalhe curioso é que, desses 94% de erros humanos nos acidentes, muitas vezes a falha não é do motorista, mas sim do pedestre/ciclista (como parece ter sido o caso do acidente envolvendo o SUV da UBER). O autônomo está apto a ler faixas de pedestres, mas como reagir àqueles que atravessam fora da faixa? E àqueles que atravessam autoestradas? Como diria Garrincha, "é preciso combinar com os russos!"

Ah, os sensores detectam a presença humana e desviam a trajetória ou param o carro a tempo, você pode argumentar. Então por que não detectaram no caso da ciclista do Texas, em que o SUV estava a 64 km/h?

Vamos para a questão emocional: você deixaria sua família à mercê de um sistema ultra complexo de sensores, softwares, antenas de GPS e hardwares? Quantas vezes você se deparou com a tela azul do Windows? E o seu celular de última geração, quantas vezes travou? Já pensou isso acontecer a 120 km/h?

Muito a evoluir

Para não sermos tão rigorosos e ficarmos só no campo dos softwares, vamos para peças menos complexas de um automóvel. Que tal airbags? Isso, aquelas bolsas que inflam para minimizar ferimentos e que foram lançadas há exatos 40 anos. Nada mais rudimentar para a tecnologia atual, certo?

Pois a fabricante japonesa Takata, uma referência de qualidade e tecnologia, até então, falhou por anos e ocasionou o maior recall da história automobilística. Ao todo, mais de 30 milhões de veículos foram vendidos com airbags defeituosos, que ocasionaram ao menos 16 mortes.

Se com 40 anos de know-how ainda há falhas em um equipamento simples, imagina o quanto de falhas irão acontecer em sistemas altamente tecnológicos que guiam um automóvel autônomo. Sou fã de tecnologia. Talvez por isso tenha tranquilidade para afirmar que ainda vai demorar muito para eu viajar com a minha família em um carro autônomo no Brasil? Provavelmente, mais de 20 anos!

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Sobre o Autor

Denis Freire de Almeida é jornalista formado pela PUC-SP, com 25 anos de experiência na área de automotiva. É idealizador do “Direção Legal” e já trabalhou em veículos como Rede Globo, Quatro Rodas, O Estado de S. Paulo, Record TV e Webmotors. É piloto de testes certificado pela Federação Paulista de Automobilismo desde 1999, além de instrutor de Direção Preventiva e Defensiva.

Sobre o Blog

A ideia do “Direção Legal” é salvar vidas. Você sabia que “cai um Boeing por dia” nas ruas e estradas brasileiras? Isso mesmo, são 104 vítimas fatais todos os dias -- uma a cada 13 minutos. A melhor forma de evitar a ampliação desse número alarmante é informar sobre os riscos ao volante e dar dicas práticas de como minimizá-los. O que nos motiva é que 94% dos acidentes poderiam e podem ser evitados, já que são causados por falha humana. Embarque com a gente nessa viagem.

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