Topo

Direção Legal

Motorista de ônibus evita tragédia em queda de pedágio na Rod. Bandeirantes

Denis Freire de Almeida

08/08/2018 12h20

A cena foi digna dos filmes de Hollywood! Um caminhão equipado com um braço hidráulico mal amarrado, derruba parte da praça de pedágio da Rodovia dos Bandeirantes, em São Paulo. Ao bater no pilar de sustentação da cobertura, 14 vigas de concreto com cerca de 5 toneladas cada despencam em efeito dominó, esmagando a traseira do caminhão.

Felizmente, deu tempo de a cabine do motorista escapar do desabamento. Ninguém se feriu no acidente. Sabe por quê? Porque o motorista do ônibus branco, um coadjuvante na cena, praticou uma manobra de direção preventiva e freou o veículo a tempo de evitar uma tragédia.

MOTORISTA USA A DIREÇÃO PREVENTIVA

Repare no canto esquerdo do vídeo a habilidade do motorista, que aplicou as técnicas do ponto futuro e visão 360°, se antecipando ao acidente e salvando as vidas de todos os ocupantes do veículo.

Nunca é demais reforçar que 94% dos acidentes são causados por falhas humanas. Quanto menos você se expor a riscos e, principalmente, estiver atento aos erros alheios, maior a chance de você não fazer parte das tristes estatísticas de mortos e feridos no trânsito.

Parabéns ao motorista do ônibus! Pratique a direção preventiva, você só tem a ganhar.

VEJA MAIS DICAS NO CANAL DO DIREÇÃO LEGAL

Sobre o Autor

Denis Freire de Almeida é jornalista formado pela PUC-SP, com 25 anos de experiência na área de automotiva. É idealizador do “Direção Legal” e já trabalhou em veículos como Rede Globo, Quatro Rodas, O Estado de S. Paulo, Record TV e Webmotors. É piloto de testes certificado pela Federação Paulista de Automobilismo desde 1999, além de instrutor de Direção Preventiva e Defensiva.

Sobre o Blog

A ideia do “Direção Legal” é salvar vidas. Você sabia que “cai um Boeing por dia” nas ruas e estradas brasileiras? Isso mesmo, são 104 vítimas fatais todos os dias -- uma a cada 13 minutos. A melhor forma de evitar a ampliação desse número alarmante é informar sobre os riscos ao volante e dar dicas práticas de como minimizá-los. O que nos motiva é que 94% dos acidentes poderiam e podem ser evitados, já que são causados por falha humana. Embarque com a gente nessa viagem.