Topo

Direção Legal

Você sabe qual a distância ideal para o carro da frente? Veja dicas

Denis Freire de Almeida

24/07/2019 07h00

Você tem ideia de qual é a distância segura para o carro da frente, tanto nas cidades quanto nas estradas?

Toda distância é medida em metros, mas nós não temos uma trena nos olhos e não conseguimos ter muita noção de distância com o carro em movimento. Por isso, usamos o tempo a nosso favor…

Cadastre-se AQUI e ganhe o Workshop de Direção Segura

Nas estradas, o ideal é ficar a dois segundos do carro à frente e dobrar essa distância com o piso molhado ou de baixa aderência.

No trânsito urbano, ao parar em um farol, o ideal é avistar os pneus do carro da frente encostados no chão. Veja mais detalhes no vídeo abaixo:

EVITE BATIDAS TRASEIRAS

O distanciamento incorreto entre os carros é o principal fator de batidas traseiras. Por isso, dirija com consciência e evite acidentes desnecessários.

VEJA TAMBÉM: Como evitar os pontos cegos

Cadastre-se AQUI e ganhe o Workshop de Direção Segura

Sobre o Autor

Denis Freire de Almeida é jornalista formado pela PUC-SP, com 25 anos de experiência na área de automotiva. É idealizador do “Direção Legal” e já trabalhou em veículos como Rede Globo, Quatro Rodas, O Estado de S. Paulo, Record TV e Webmotors. É piloto de testes certificado pela Federação Paulista de Automobilismo desde 1999, além de instrutor de Direção Preventiva e Defensiva.

Sobre o Blog

A ideia do “Direção Legal” é salvar vidas. Você sabia que “cai um Boeing por dia” nas ruas e estradas brasileiras? Isso mesmo, são 104 vítimas fatais todos os dias -- uma a cada 13 minutos. A melhor forma de evitar a ampliação desse número alarmante é informar sobre os riscos ao volante e dar dicas práticas de como minimizá-los. O que nos motiva é que 94% dos acidentes poderiam e podem ser evitados, já que são causados por falha humana. Embarque com a gente nessa viagem.