Conversar com passageiro é bem diferente de falar ao viva-voz no carro
No post da semana passada, abordei entre outros temas um estudo da Universidade de Utah que concluiu que falar ao viva-voz enquanto dirige é tão perigoso quanto falar com o telefone na orelha.
Várias pessoas usaram a seção de perguntas para indagar se falar com passageiros também seria proibido, já que também distrairia o motorista.
Essa dúvida é recorrente e sempre aparece nas minhas palestras presenciais. Pois o mesmo estudo da Universidade de Utah e vários outros apontaram que conversar com passageiro é bem diferente de falar ao viva-voz no carro.
E a diferença principal é uma só: o passageiro está inserido no mesmo contexto que o motorista.
Veja mais dicas do Direção Legal
Suponhamos que você está dirigindo à noite, descendo uma serra, com chuva, neblina e ainda há alguns cachorros soltos à beira da pista.
Uma pessoa que liga pelo viva-voz não sabe os riscos que você está enfrentando naquela situação. E começa a demandar assuntos que exigem sua atenção, desviando seu foco da função primordial de um motorista: dirigir com segurança.
Já um passageiro do seu carro estará ciente de todos os riscos. Ele não só evitará assuntos complexos, como ainda passará a auxiliar você na função de dirigir, tornando-se uma espécie de copiloto, aumentando a segurança de todos no veículo.
Além disso, uma conversa com pessoas de dentro do carro, segue um roteiro lógico tanto de assuntos quanto de raciocínio, enquanto o assunto de uma ligação aleatória surge do nada e exige concentração imediata e bem mais atenção do motorista.
ACREDITAR NO CONVENIENTE É MAIS FÁCIL
Vale ressaltar que o ser-humano tem a tendência em acreditar naquilo que lhe é mais conveniente. Se você é uma pessoa que acha que falar ao viva-voz não é perigoso, peço que reveja seus conceitos para seu próprio benefício.
Não sou eu quem estou falando, são estudos científicos do departamento de psicologia da Universidade de Utah, dos Estados Unidos, entre outros tantos. Basta pesquisar os estudos de outras universidades para você encontrar os mesmos resultados.
Meu propósito aqui é alertar para os riscos e promover a segurança no trânsito, jamais dizer o que é certo ou errado. A escolha é sempre sua. Seja feliz!
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.