Topo
Blog Direção Legal

Blog Direção Legal

Cuidado: o sono ao volante é traiçoeiro e pode te pegar!

Denis Freire de Almeida

06/09/2019 07h00

Se eu fizesse uma pesquisa perguntando "Você já dirigiu sob efeito de álcool ou drogas?", acredito que o resultado ficaria longe dos 100% de respostas positivas (ainda bem…). Mas se a pergunta fosse "Você já dirigiu com sono?", me arrisco a dizer que o resultado positivo seria unânime.

Veja mais dicas do Direção Legal

E por que isso acontece? Porque não é proibido, nem é um crime ou qualquer outro tipo de contravenção dirigir um veículo sonado. Com isso, a maioria de nós continua ao volante mesmo quando o cansaço chega, na esperança vencer esse inimigo traiçoeiro e muito perigoso.

Segundo a Associação Brasileira do Sono, 20% de todos acidentes de trânsito no Brasil são causados pelo cansaço excessivo ao volante. Veja no vídeo abaixo as dicas para você driblar esse problema e não correr riscos desnecessários:

Veja mais dicas do Direção Legal

Sobre o Autor

Denis Freire de Almeida é jornalista formado pela PUC-SP, com 25 anos de experiência na área de automotiva. É idealizador do “Direção Legal” e já trabalhou em veículos como Rede Globo, Quatro Rodas, O Estado de S. Paulo, Record TV e Webmotors. É piloto de testes certificado pela Federação Paulista de Automobilismo desde 1999, além de instrutor de Direção Preventiva e Defensiva.

Sobre o Blog

A ideia do “Direção Legal” é salvar vidas. Você sabia que “cai um Boeing por dia” nas ruas e estradas brasileiras? Isso mesmo, são 104 vítimas fatais todos os dias -- uma a cada 13 minutos. A melhor forma de evitar a ampliação desse número alarmante é informar sobre os riscos ao volante e dar dicas práticas de como minimizá-los. O que nos motiva é que 94% dos acidentes poderiam e podem ser evitados, já que são causados por falha humana. Embarque com a gente nessa viagem.