Topo

Direção Legal

A multa é o acidente que ainda não aconteceu!

Denis Freire de Almeida

04/10/2019 04h00

Você sabia que os motoristas que levam mais multas estão mais perto de se acidentar do que aqueles que raramente são autuados no trânsito? É estatística pura, comprovada por estudos que remetem há quase um século, como a Pirâmide de Heinrich, publicada na década de 30.

Veja mais dicas do Direção Legal

Com a consolidação das linhas de produção industriais e o consequente aumento no número de acidentes de trabalho, Heinrich buscou na estatística uma ferramenta para diminuir as perdas humanas nas empresas.

E comprovou que quanto mais desvios de conduta de um trabalhador, maior a chance de ele se acidentar. E essa correlação serve também para o trânsito, que é o maior responsável por afastamentos trabalhistas nos dias de hoje…

Depois de Heinrich, vieram outros dois estudos aprofundados, que também relacionaram os desvios de condutas com o número de acidentes e mortes: a Pirâmide de Bird (na década de 60) e a Pirâmide da DuPont (no fim da década de 90).

Basicamente eles chegaram a conclusões bem parecidas: para cada 30 mil desvios de conduta (deixar de fazer aquilo que você sabe que é mais seguro como, por exemplo, usar o cinto de segurança no carro ou o capacete na moto), causam 3 mil incidentes (multas e sustos ao volante), 300 acidentes leves (danos materiais), 30 acidentes graves (danos materiais e corporais) e 1 acidente fatal!

Por isso, se você estiver levando muitas multas, é bom repensar sua maneira de dirigir. A estatística pode estar de olho em você!

Veja mais dicas do Direção Legal

Sobre o Autor

Denis Freire de Almeida é jornalista formado pela PUC-SP, com 25 anos de experiência na área de automotiva. É idealizador do “Direção Legal” e já trabalhou em veículos como Rede Globo, Quatro Rodas, O Estado de S. Paulo, Record TV e Webmotors. É piloto de testes certificado pela Federação Paulista de Automobilismo desde 1999, além de instrutor de Direção Preventiva e Defensiva.

Sobre o Blog

A ideia do “Direção Legal” é salvar vidas. Você sabia que “cai um Boeing por dia” nas ruas e estradas brasileiras? Isso mesmo, são 104 vítimas fatais todos os dias -- uma a cada 13 minutos. A melhor forma de evitar a ampliação desse número alarmante é informar sobre os riscos ao volante e dar dicas práticas de como minimizá-los. O que nos motiva é que 94% dos acidentes poderiam e podem ser evitados, já que são causados por falha humana. Embarque com a gente nessa viagem.