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Veja as regulagens que evitam dores e aborrecimentos no trânsito

Denis Freire de Almeida

08/11/2019 04h00

Você já viu motoristas que dirigem com os braços esticados, como se fossem pilotos de Fórmula 1? O que eles não sabem é que essa regulagem não é a ideal e, além de ocasionar dores nas costas, pode significar a diferença entre bater e não bater o carro.

Veja mais dicas do Direção Legal

Em um modelo de Fórmula (carros de corrida com as rodas descobertas), a necessidade de esterçar o volante é pequena, geralmente pouco mais de meia volta, e permite aos pilotos ficarem com os braços esticados.

Já em um carro de corrida da modalidade Turismo (carros mais parecidos com os modelos de rua), é preciso ficar com os braços flexionados, pois o carro exige muito mais ação no volante.

Você já viu aqueles vídeos insanos de rali? Repare como os pilotos ficam bem próximos ao painel. A razão disso é para que "não falte braço" na hora de esterçar o volante.

Veja como achar a distância ideal, tanto para os braços quanto para as pernas, além de outras regulagens para melhorar a sua ergonomia no carro.

Sobre o Autor

Denis Freire de Almeida é jornalista formado pela PUC-SP, com 25 anos de experiência na área de automotiva. É idealizador do “Direção Legal” e já trabalhou em veículos como Rede Globo, Quatro Rodas, O Estado de S. Paulo, Record TV e Webmotors. É piloto de testes certificado pela Federação Paulista de Automobilismo desde 1999, além de instrutor de Direção Preventiva e Defensiva.

Sobre o Blog

A ideia do “Direção Legal” é salvar vidas. Você sabia que “cai um Boeing por dia” nas ruas e estradas brasileiras? Isso mesmo, são 104 vítimas fatais todos os dias -- uma a cada 13 minutos. A melhor forma de evitar a ampliação desse número alarmante é informar sobre os riscos ao volante e dar dicas práticas de como minimizá-los. O que nos motiva é que 94% dos acidentes poderiam e podem ser evitados, já que são causados por falha humana. Embarque com a gente nessa viagem.

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