Veja os perigos dos acostamentos e como minimizar os riscos de acidentes
Parar no acostamento para fazer xixi, atender o celular, pegar algo no porta-malas ou simplesmente usar como ponto de encontro, antes de uma viagem em comboio. Essas são algumas das várias funções extras que muitos motoristas ainda dão para a área reservada apenas para emergências. E sabe por quê? Porque eles não fazem a mínima ideia do risco que é ficar parado no acostamento…
Veja vídeos com dicas de Direção Preventiva
Segundo dados da Concessionária CCR NovaDutra, entre 1º de janeiro e 30 de setembro do ano passado, foram registrados 651 acidentes relacionados à parada no acostamento e registrados oito atropelamentos. No mesmo período de 2018, foram 649 acidentes e dez atropelamentos. No Estado de São Paulo, a cada 5 dias, em média, morre uma pessoa vítima de acidentes no acostamento.
Portanto, saiba que é FALSA aquela sensação de segurança que muitos ainda sentem quando param no acostamento. Evite ao máximo parar ao lado da pista, faça-o somente em casos de extrema emergência, como pane mecânica, elétrica ou necessidades médicas. Caso contrário, prefira parar nos pontos de apoio ao usuário, postos de gasolina e até nas bases da Polícia Rodoviária.
Caso a parada emergencial seja inevitável, veja algumas dicas para diminuir o risco de acidentes:
>> Diminua consideravelmente a velocidade antes de ir para o acostamento, pois pode haver desnível entre as pistas, além de muita sujeira e menor aderência na faixa auxiliar, podendo causar perda de controle;
>> Nunca freie com duas rodas na pista de rodagem e as outras duas no acostamento. A diferença de aderência pode causar uma derrapagem e, em casos mais graves, capotamento;
>> Se puder escolher, evite parar no meio de curvas ou logo após delas, pois o campo de visão é menor e aumenta o risco de atropelamentos e batidas:
>> Tente evitar parar em descidas, pois a velocidade dos caminhões nesses trechos é maior. Prefira as subidas;
>> Analise o entorno e veja o risco de acidentes ou assaltos antes de estacionar por problemas menos graves, como um pneu furado. Muitas vezes é melhor perder um pneu e uma roda, do que colocar a vida em jogo. Se achar necessário, ande devagar com o pneu furado mesmo até encontrar um lugar seguro para realizar a troca;
>> A iniciar a manobra de ir para o acostamento, ligue o pisca-alerta e deixe-o ligado o tempo todo da parada emergencial;
>> Tenha sempre o número de emergência da Concessionária responsável pela estrada em que você está. Acione o socorro assim que parar o carro;
>> Tire todos os ocupantes do veículo e oriente-os a ficar cerca de 20 metros à frente do local e, de preferência, atrás do guard rail (defensa metálica). Jamais fique atrás do carro!
>> Se houver árvores no local, utilize-as como uma barreira de proteção adicional, ficando atrás delas. Cuidado com insetos e, principalmente, formigueiros.
>> Atenção redobrada com crianças e animais de estimação. Cuidado para eles não saírem correndo em direção à estrada;
>> Caso seja impossível desembarcar os ocupantes, mantenha-os com os cintos de segurança afivelados;
>> Posicione o triângulo de sinalização a uma distância mínima de 30 metros do carro. Muito cuidado nessa hora, prefira caminhar por trás do guard rail;
>> Nunca dê as costas para o fluxo de veículos. Lembre-se que existem motoristas que usam o acostamento como pista!;
É sempre bom lembrar que a manutenção preventiva é o melhor jeito de diminuir as chances de haver panes emergenciais na estrada. Isso inclui, acima de tudo, a calibragem correta do pneus antes de viajar. E nunca se esqueça: o acostamento é um dos lugares mais perigosos da estrada!
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