Topo

Direção Legal

Veja como usar o freio do seu carro com segurança

Denis Freire de Almeida

17/04/2020 04h00

Você já pegou carona com um amigo ou chamou um carro de aplicativo e logo de cara se deu conta de que o motorista dirigia muito mal? Saiba que seu julgamento, muito provavelmente, levou mais em conta o uso do freio do que o do volante.

Veja vídeos com dicas de Direção Preventiva

A percepção de um bom ou mau motorista está mais associada à quantidade de trancos (acelerações e frenagens bruscas), ou seja, no conforto e suavidade que transmite aos passageiros, do que na própria habilidade em manejar a direção.

Mas antes de dar algumas dicas para uma condução mais confortável, vamos falar sobre segurança. Há algumas regras de ouro para usar o freio corretamente. A primeira e mais importante é: procure frear somente em linha reta!

Claro que em uma situação de emergência no meio de uma curva, em que é necessário diminuir a velocidade, todo mundo vai enfiar o pé no freio…

FRENAGEM EQUILIBRADA

Mas tenha em mente que a frenagem mais eficiente e segura é quando o volante não está esterçado. É quando conseguimos equilibrar o peso do carro entre as duas rodas dianteiras, reduzindo as chances de derrapagens.

Basta ver o que fazem os pilotos de F-1 ou qualquer outro piloto de competição: eles freiam e reduzem as marchas em linha reta na aproximação de uma curva e, quando começam a esterçar o volante já estão acelerando.

Outra dica importante é evitar de usar o freio quando duas rodas estão em um piso com aderência diferente, por exemplo, como quando precisamos sair para o acostamento. Diminua a velocidade ainda na estrada, em linha reta, antes de ir para o asfalto mais sujo (e menos aderente) do acostamento.

TEM ABS?

É importantíssimo também saber se o seu carro é equipado com freios ABS, que evitam os bloqueios das rodas independentemente da força aplicada no pedal (sistema de segurança ativa obrigatório nos carros fabricados no Brasil desde 2014).

Nos cursos de direção defensiva ministrados em pista, ainda vejo muitos motoristas se assustarem com a vibração do pedal do freio quando o sistema ABS entra em ação (durante simulações de frenagens de emergência).

Ao se assustarem, aliviam a pressão do pedal e perdem eficiência na manobra, parando vários centímetros depois do local ideal. Esses centímetros a mais podem ser a diferença entre se acidentar ou não…

NÃO SE ASSUSTE!

Se o seu carro tem freios ABS e você nunca sentiu o sistema em ação, é recomendável fazer algumas frenagens de emergência para se familiarizar com o sistema.

Procure um lugar isolado e ambiente controlado (sem pedestres nem outros carros), com um piso de pouca aderência (de preferência uma estrada de terra). Acelere até 40 km/h e pise com toda força no pedal do freio. Você sentirá ele tremer até o carro parar totalmente: é o ABS pinçando os discos de freio intermitentemente para evitar o travamento das rodas.

Já para o trânsito urbano, a dica de conforto é justamente oposta: quando o carro está prestes a parar, alivie um pouco o pedal do freio e volte a pressioná-lo com a mesma intensidade de antes.

Essa simples aliviada no pedal, faz com que as constantes paradas fiquem bem mais suaves e você passe mais conforto e sensação de segurança para os passageiros do carro.

Veja vídeos com dicas de Direção Preventiva

VEJA MAIS
>> É proibido usar o pisca-alerta com o carro em movimento?
>> Veja os perigos dos acostamentos e como minimizar os riscos de acidentes
>> Afinal, os pneus do seu carro têm validade de 5 anos? Veja mitos e verdades

>> Economize! Veja se você usa o ar-condicionado do carro de forma errada
>> Veja cinco dicas para ultrapassar com segurança nas estradas

Sobre o Autor

Denis Freire de Almeida é jornalista formado pela PUC-SP, com 25 anos de experiência na área de automotiva. É idealizador do “Direção Legal” e já trabalhou em veículos como Rede Globo, Quatro Rodas, O Estado de S. Paulo, Record TV e Webmotors. É piloto de testes certificado pela Federação Paulista de Automobilismo desde 1999, além de instrutor de Direção Preventiva e Defensiva.

Sobre o Blog

A ideia do “Direção Legal” é salvar vidas. Você sabia que “cai um Boeing por dia” nas ruas e estradas brasileiras? Isso mesmo, são 104 vítimas fatais todos os dias -- uma a cada 13 minutos. A melhor forma de evitar a ampliação desse número alarmante é informar sobre os riscos ao volante e dar dicas práticas de como minimizá-los. O que nos motiva é que 94% dos acidentes poderiam e podem ser evitados, já que são causados por falha humana. Embarque com a gente nessa viagem.